Prêmio Mandacaru II incentiva práticas inovadoras para o semiárido brasileiro

Por: GIFE| Notícias| 27/01/2014

A segunda edição do Prêmio Mandacaru, que tem como tema central “Água, Participação e Soberania Alimentar”, prorroga suas inscrições para o dia 05 de fevereiro. A iniciativa tem como objetivo identificar e promover o desenvolvimento de ações e práticas inovadoras e replicáveis para o acesso, o manejo e conservação da qualidade da água e melhor convivência com o Semiárido.

O Semiárido abrange 18,3% do Brasil e compreende 1.133 municípios de nove estados (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais).

A premiação é uma das ações do “Programa Cisternas” – BRA-007-B, executado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável – IABS, por meio do convênio firmado junto ao Fundo de Cooperação para Água e Saneamento – FCAS com aporte financeiro da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID e apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

Poderão concorrer ao prêmio as associações de agricultores e agricultoras familiares, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e entidades governamentais do Semiárido brasileiro ou com atuação na região.

A premiação inclui quatro categorias – Experimentação no Campo; Práticas Inovadoras; Pesquisa Aplicada; e Gestão Inovadora – e destinará um valor total de R$ 1 milhão às propostas.

Para os trabalhos premiados que já estiverem em andamento, os prêmios recebidos deverão ser investidos, obrigatoriamente, nessa experimentação e, aqueles já concluídos, terão de aplicar necessariamente os recursos na replicação dos mesmos, assim como os que propõem novas práticas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via SEDEX ou e-mail. Clique aqui para acessar o regulamento completo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional