Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

Por: GIFE| Notícias| 11/05/2009

A Microsoft Brasil abriu inscrições para a quarta edição do Prêmio Educadores Inovadores, o qual tem como objetivo reconhecer os melhores projetos educacionais brasileiros que utilizam a tecnologia para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

O prazo final para envio dos projetos é o dia 10 de julho de 2009 (exceto para escolas técnicas, que terão prazo até 3 de julho) e os vencedores serão conhecidos no dia 25 de agosto de 2009.

O concurso, que é parte das iniciativas de cidadania corporativa da empresa no País, é aberto a todos os educadores da rede pública de ensino (Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTEs ou NRTEs, escolas públicas municipais ou estaduais), ONGs e Fundações. A principal novidade da edição deste ano é que, pela primeira vez, haverá uma categoria especial para educadores de TI das escolas técnicas, denominada Educador Inovador – Escola Técnica.

O prêmio Educadores Inovadores teve sua primeira versão brasileira em 2006, contando com 200 projetos selecionados e envolvendo seis mil interessados de 102 cidades de todo o País. No ano seguinte, foram 360 projetos com 10.000 mil interessados de 23 estados. Em 2008, foram 610 projetos inscritos com 23 mil interessados de 25 estados.

“”Reconhecer educadores pelo uso da tecnologia aplicada na sala de aula visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem é uma forma de encorajar que essas práticas se disseminem””, explica a gerente de Educação para Área Social da Microsoft Brasil, Ana Teresa Ralston. “”Nesse sentido, será um privilégio receber a etapa mundial do prêmio, trazendo para o Brasil os educadores que conseguiram desenvolver projetos mais inovadores em todo o mundo””.

Para participar do prêmio, os educadores precisam documentar o conteúdo didático apresentado nas aulas com textos, apresentações e imagens. O educador precisa comprovar que a tecnologia foi utilizada de forma inovadora dentro da sala de aula e que teve efeitos positivos para os alunos. Além disso, o projeto precisa estar sendo adotado por período mínimo de três meses. Uma banca formada por renomados educadores do país vai avaliar cada um dos inscritos e selecionar 15 finalistas.

Critérios

Desta vez, em vez de serem avaliados de acordo com a modalidade do projeto, como acontecia até o ano passado, todos concorrerão simultaneamente para mostrar seu impacto em três pilares: Comunidade, Colaboração e Conteúdo, tornando os critérios idênticos aos observados para as etapas subseqüentes da competição. Cada uma dessas categorias classificará três finalistas. Os vencedores serão conhecidos em 25 de agosto.

Os projetos vencedores nessas três categorias representarão o País na etapa latino-americana da competição, a ser disputada em setembro em Buenos Aires. Se tiverem sucesso, seguirão para a final mundial da competição – que pela primeira vez será realizada na América Latina, em Salvador.

A categoria estreante Educador Inovador – Escola Técnica também selecionará três finalistas para a data do anúncio, mas ainda não conta com uma etapa internacional.

Na outra categoria, denominada Educador Inovador, os professores não se inscrevem para participar. A banca examinadora selecionará nove projetos inscritos nas diversas categorias que vão para votação popular online a partir de 10 de agosto. Qualquer pessoa com acesso à internet poderá votar. Os três projetos mais votados até 17 de agosto serão os finalistas – e uma nova eleição online vai determinar o vencedor, que será conhecido no evento de premiação.

No ano passado, duas equipes brasileiras que venceram as finais nacional e latino-americana do Prêmio disputaram o prêmio mundial, em Hong Kong, com 250 educadores de 64 países. Projeto Vôo BPF, desenvolvido em parceria pelas educadoras brasileiras Marise Brandão, de Barra do Piraí (RJ), e Marli Fiorentin, de Nova Bassano (RS), em parceria a portuguesa Emília Miranda, foi agraciado com o terceiro lugar na categoria “”Inovação em Colaboração””.

Para mais informações e Inscrições, acesse: http://www.educadoresinovadores.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional