Prêmio Professores do Brasil reconhece iniciativas de educadores de todo o país

Por: GIFE| Notícias| 24/08/2015

Com a proposta de valorizar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, o Ministério da Educação (MEC) lança a 9ª edição Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Votorantim, da Fundação SM, além de diversas instituições, como a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“Um prêmio como este é importante para ressaltar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo de formação de novas gerações, estimular que experiências pedagógicas bem-sucedidas sejam multiplicadas em outras localidades e promover a participação ativa dos professores na implementação do Plano Nacional de Educação”, comenta Tatiana Capitanio, coordenadora de Capital Humano do Instituto Votorantim, destacando que a valorização dos professores contribui para a melhoria da qualidade da educação.

Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato de alguma iniciativa promovida com seus alunos, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. As iniciativas deverão ser inscritas em uma das seguintes categorias: Creche – Educação Infantil; Pré-escola – Educação Infantil; Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos – Anos iniciais do Ensino Fundamental; 4º e 5º anos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 6º a 9º anos – Anos Finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.

As experiências serão avaliadas a partir dos seguintes critérios de avaliação: clareza e objetividade do relato e do conteúdo; respeito às normas da Língua Portuguesa;  consistência pedagógica e conceitual; atendimento às diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação; que promova o sucesso escolar dos alunos e a qualidade da aprendizagem; incentiva a permanência do aluno na escola, a partir de práticas que favoreçam o sucesso escolar dos alunos e que reduzam a repetência, o abandono e a evasão.

Além disso, terão prioridade os relatos que indicarem a participação da família no processo de aprendizagem dos alunos e a abertura da escola à comunidade na qual ela está inserida; inclusão educacional, social, racial e digital; formação ética, artística, cultural e cidadã dos alunos; e potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais.

Serão premiados cinco professores em cada uma das seis categorias, totalizando 30 experiências selecionadas. Cada educador escolhido receberá R$ 7 mil. Além disso, entre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5 mil  e, entre os 30 professores premiados, dois terão o direito de carregar a tocha no evento de Revezamento da Tocha Olímpica em 2016, tendo como critério de seleção a identificação de valores ligados ao espírito olímpico e/ou estímulo à prática de atividade física nas experiências pedagógicas, se houver.

As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas também serão premiadas com placa comemorativa.

Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição pelo site. A divulgação do resultado ocorrerá entre 23 de novembro a 11 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou telefone: 0800 648 2015.
O Instituto Votorantim e da Fundação SM são associados do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional