Prêmio reconhece educadores criativos

Por: GIFE| Notícias| 23/04/2010

O Prêmio Fundação ArcelorMittal Acesita Valorização da Educação de Qualidade entra na 12ª edição. A iniciativa foi lançada na última quarta-feira, 07 de abril, e contou com a participação de diretores, pedagogos e demais educadores das escolas de Timóteo (MG). O objetivo é apoiar e reconhecer a melhores práticas de gestão planejadas e implantadas nas escolas públicas de Timóteo. Busca também destacar o profissional que teve atuação expressiva à frente da educação pública de Timóteo.

A premiação está em acordo com as diretrizes da ArcelorMittal Inox Brasil, que tem a educação como foco das atividades de responsabilidade social da Empresa. Para o diretor de Administração da Fundação ArcelorMittal Acesita, o premio também está alinhado com os valores do Grupo ArcelorMittal (Sustentabilidade, Qualidade e Liderança).

“É importante ter qualidade nos processos educacionais, métodos para melhorar a educação nas futuras gerações, garantido a sustentabilidade. Além disso, os professores devem ser visionários, exercendo o seu papel de líder e prever tendências para atrair a atenção dos alunos” enfatizou. Para o diretor, o trabalho também contribui para transformar o amanhã da comunidade escolar.

O prêmio faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal Acesita, com a parceria da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e Prefeitura de Timóteo. Durante o lançamento, o público presente assistiu ao espetáculo musical com o Trio Amadeus.
Segundo a gerente de Educação e Cultura da Fundação ArcelorMittal Acesita, Marilene de Lucca Siqueira, “nas 11 edições do prêmio foram desenvolvidos 269 projetos e premiados 57.
Acreditamos que os resultados destas ações contribuíram efetivamente para com o processo educacional e melhoria da qualidade do ensino em nossas escolas””, afirmou.
Regulamento

A premiação é dividida em: Categoria 1: Educação Infantil e Ensino Fundamental /1° ao 5° ano e Categoria 2: Ensino Fundamental/6° ao 9° ano, Ensino Médio, EJA e APAE. Cada instituição de ensino poderá inscrever um projeto e, entre eles, serão selecionados 15 para serem acompanhados pela Fundação. Cada um receberá uma verba de R$ 1.000,00 para ser aplicada na implantação do projeto, nos próximos seis meses, conforme regras especificadas no regulamento da premiação. Nesse período, as escolas também participam de oficinas sobre a Metodologia de Solução de Problemas – PDCA.

As instituições selecionadas podem contar com a experiência dos integrantes do CCQ da ArcelorMittal Inox Brasil, para orientar na aplicação da Metodologia de Solução de Problemas.
Em outubro, a comissão avaliadora escolherá as oito melhores práticas, quatro de cada categoria, para apresentação em palco, levando-se em conta, principalmente, a inovação e relevância pedagógica. Serão premiados com R$ 1.500,00 dois projetos, um de cada categoria.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional