Prêmio UNESCO para Educação de Meninas e Mulheres recebe inscrições

Por: GIFE| Editais| 18/04/2016

Estão abertas as inscrições, até o dia 20 de abril, para a primeira edição do Prêmio UNESCO para Educação de Meninas e Mulheres. O objetivo é reconhecer iniciativas de destaque desenvolvidas por indivíduos, instituições e organizações não-governamentais que promovam o avanço da educação de meninas e mulheres e, consequentemente, impactem na qualidade de suas vidas.

A UNESCO reforça que a igualdade de gênero na educação é um direito básico e um pré-requisito para construir sociedades inclusivas. Porém, apesar dos progressos conquistados nesse sentido ao longo dos últimos 20 anos, ainda 16 milhões de meninas nunca colocaram os pés numa sala de aula.

Assim, a premiação visa contribuir para a realização das prioridades globais da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, em particular de dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): garantir a qualidade inclusiva e equitativa de educação e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas do mundo.

Poderão apresentar candidaturas ao prêmio Estados Membros e organizações não-governamentais que tenham parceria oficial com a UNESCO. Os vencedores do prêmio serão selecionados pelo diretor geral da UNESCO, com base em recomendações feitas por um júri internacional de cinco peritos reconhecidos na área, em uma cerimônia a ser realizada em Pequim, na China, no mês de junho.

Os dois vencedores receberão US$ 50 mil dólares cada para dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

Os interessados em participar podem acessar o manual para obter informações sobre como enviar uma nomeação e preencher o formulário de nomeação aqui. Mais informações pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional