Presidenciáveis elogiam iniciativa do IAS

Por: GIFE| Notícias| 09/09/2002

ROBERTA PAVON
MÔNICA HERCULANO

Definir uma política pública que viabilize o futuro dos jovens do país. Este é o principal objetivo do documento Por Uma Política de Juventude para o Brasil, entregue aos candidatos à Presidência da República na última quarta-feira (4/9), em São Paulo, durante a pré-estréia do filme Uma Onda no Ar, de Helvécio Ratton.

O documento foi organizado pelo Instituto Ayrton Senna, com apoio do GIFE, da Quimera Filmes, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a partir da colaboração de formadores de opinião de diversos setores da sociedade.

Estiveram presentes no evento os candidatos Anthony Garotinho (PSB), Ciro Gomes (PPS), a vice da chapa de José Serra (PSDB), Rita Camata (PMDB), e o vice da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Alencar (PL). Também participaram vários artistas e esportistas que aderiram à proposta, como as ex-jogadoras de basquete Hortência e Paula, as atrizes Maria Padilha, Marisa Orth, Camila Pitanga, Zezé Polessa e Patrícia Travassos, o ex-capitão da seleção brasileira de futebol, Dunga, e o nadador Gustavo Borges.

Após a apresentação do filme, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, falou sobre a atual situação do país e a urgência em definir uma política abrangente, que envolva todos os setores da sociedade na defesa dos direitos dos jovens.

O primeiro candidato a receber o documento foi Garotinho, que parabenizou a iniciativa. “”Emocionei-me com o filme e me lembrei do começo de minha história na vida política. Estou indignado com a situação e prometo colaborar com o documento””, afirmou.

Ciro Gomes reforçou a importância da força de vontade da população para a melhoria das condições de vida no país. “”Este é um grande movimento que a sociedade civil tem feito. Vou me esforçar para colaborar porque esse documento foi produzido da forma mais útil, para construir não um programa de juventude, mas permear todas as ações do governo, impactando essa visão numa política de juventude.””

Representando o candidato José Serra, a deputada Rita Camata recebeu o documento das mãos do presidente do GIFE, Léo Voigt, e da empresária do Grupo Pão de Açúcar, Ana Maria Diniz. Rita lembrou que não seria necessário todos estarem ali se o Estatuto da Criança e do Adolescente estivesse sendo cumprido, mas garantiu o comprometimento com a causa.

“”É um momento de reflexão e de avançar. Hoje temos uma parceria com o terceiro setor e com a iniciativa privada e a questão da criança e da juventude é responsabilidade de todos nós. É muito importante que essa união a cada dia se torne mais forte, sólida e intensificada, porque só assim vamos permitir uma perspectiva de futuro da nação””, disse.

José Alencar, que representou Luiz Inácio Lula da Silva, reforçou que a política para a juventude não pode abrir mão da participação das organizações civis e do engajamento de toda a sociedade brasileira.

Uma Onda no Ar

O filme Uma Onda no Ar conta a história da Rádio Favela, uma emissora comunitária criada no início dos anos 80, em Aglomerado da Serra, favela de Belo Horizonte (MG).

O longa-metragem mostra a trajetória dos quatro amigos responsáveis pela criação da rádio, protagonizados pelos atores Alexandre Moreno (Jorge), Adolfo Moura (Zequiel), Benjamin Abras (Brasu) e Babu Santana (Roque). Os desafios iniciais para conseguir o dinheiro para a iniciativa, as freqüentes perseguições da polícia, o reconhecimento do trabalho pela ONU e a conquista do aval para funcionar como rádio educativa são retratadas ao longo dos 92 minutos de exibição.

O filme conquistou o Prêmio Especial do Júri e de Melhor Ator no Festival de Gramado deste ano. Uma Onda no Ar estreou na última sexta-feira em São Paulo e Belo Horizonte.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional