Profissionais da educação recebem orientações do Rotas e Redes Literárias para incentivar leitura entre estudantes

Por: Fundação Vale| Notícias| 29/11/2021

Aluna lendo livro apoiado no colo

Aluna do projeto Rotas Redes Literárias

Promover o acesso ao livro e a leitura de estudantes com atividades voltadas para educadores da rede pública municipal, é o objetivo do Projeto Rotas & Redes Literárias, que chegou a Catas Altas (MG) e a João Neiva (ES) em junho deste ano. Nos dois municípios, o programa vai formar cerca de 120 profissionais e beneficiar 16 escolas e 3.075 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O ponto de partida do projeto nos municípios foi a realização de encontros on-line com a participação de gestores das escolas, coordenadores e professores para conhecer a situação escolar dos respectivos munícipios no que tange à Literatura. Ou seja, o acervo, os espaços e as práticas leitoras nos ambientes escolares e contexto cultural da região.

Em agosto, aconteceram os ciclos formativos em mediação de leitura. Neste primeiro ciclo são abordados conceitos que possam, ao mesmo tempo, acolher os professores e contribuir a elaboração de práticas educativas e projetos literários para o acolhimento das crianças e jovens durante a modalidade remota, como no retorno às aulas. Ao longo da formação, também são realizadas Rodas de Conversas com autores e ilustradores convidados para enriquecer as experiências em torno do livro e da literatura.

Ainda este ano, o projeto prevê a disponibilização de livros literários para a complementação do acervo das escolas participantes. “Por meio do Rotas e Redes, procuramos contribuir para a prática da leitura nas escolas e a disponibilização de livros, trabalhando a formação dos profissionais de educação como mediadores de leitura e pautando a importância das salas de leitura nos processos de aprendizagem de crianças e adolescentes”, afirma Livia Zandonadi, gerente de Território da Fundação Vale.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional