Programa Coca-Cola Open Up Água seleciona startups que tragam soluções inovadoras para o setor
Por: GIFE| Editais| 02/11/2015Diante do atual desafio global de escassez de água, a Coca-Cola Brasil e a ARTEMISIA estão selecionando startups para participar do Coca-Cola Open Up Água, iniciativa que visa identificar e fomentar soluções (produtos e serviços) para aumentar a eficiência no uso desse recurso.
A proposta é apoiar empresas com soluções inovadoras voltadas ao tratamento de efluentes; captação eficiente de água; tecnologias de reuso; uso eficiente de água na agricultura; e redução de uso de água em processos produtivos.
Pedro Massa, diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil, enfatiza que o tema é destaque dentro da empresa, tendo em vista que, desde 2013, a Coca-Cola realiza 100% da reposição do recurso utilizado no processo produtivo. A neutralidade foi alcançada a partir da eficiência na gestão hídrica e o desenvolvimento de programas de geração e retenção de água em bacias hidrográficas.
“Utilizamos água de forma consciente e responsável: é o nosso bem mais precioso. Além de ser o principal recurso natural necessário para produção de nossas bebidas, a água é também um de nossos elos de relacionamento com a natureza e com as comunidades em que atuamos. Investimos continuamente para desenvolver soluções de redução, reutilização e reposição de água. Agora, queremos também estimular e reconhecer o desenvolvimento dessas soluções em todo o Brasil e conectá-las a nossa cadeia de valor”, afirma.
Maure Pessanha, diretora-executiva da ARTEMISIA, lembra da urgência em se atuar no fomento aos negócios de impacto focados nas questões hídricas. “Acreditamos ser fundamental o fomento de soluções escaláveis relacionadas ao aumento substancial da eficiência no uso deste recurso, assim como o trabalho em colaboração, incluindo os diversos atores para gerar resultados de alto impacto”, afirma.
Seleção
As startups que se inscreverem no programa serão avaliadas a partir de critérios como: potencial de geração de impacto social relacionado à água (negócios que ofereçam produtos e serviços desenhados para resolução de questões de alto impacto relacionadas ao tema); perfil do empreendedor e equipe (empreendedores com histórico de realizações e capacidade de atrair talentos e desenvolver equipe consistente); potencial de escala (modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções escaláveis); estágio de maturidade (negócios em fase desde protótipo até startups com produtos já no mercado, buscando rápido crescimento); e potencial de inovação (capacidade de entregar soluções inovadoras para fornecedores da cadeia de valor da Coca-Cola).
O processo de seleção englobará algumas etapas. As três empresas finalistas serão avaliadas por uma banca formada pelos principais grupos engarrafadores do Sistema Coca-Cola Brasil e, a vencedora, terá possibilidade de testar o produto ou serviço em uma das 45 fábricas do Sistema.
O objeto da parceria será a aplicação e desenvolvimento do negócio socioambiental apresentado pelo candidato, pelo período mínimo de 12 meses. Além disso, a startup selecionada poderá participar do evento World Water Forum 2016, realizar parceria estratégica com a Coca-Cola e receber aporte de capital, assim como ter a possibilidade de participar do Programa de Aceleração da ARTEMISIA, dependendo do estágio de desenvolvimento da solução.
O programa da ARTEMISIA está previsto para iniciar em 2016, tendo como objetivo auxiliar a startup em questões como: formatação do modelo de negócio, capacitação da equipe, refinamento do impacto social, mentoria e conexões com investidores e parceiros.
As empresas interessadas em participar devem fazer a sua inscrição até o dia 8 de novembro no site. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].