Programa cria 22 núcleos de cidadania juvenil em escolas públicas

Por: GIFE| Notícias| 03/04/2006

A Fundação Educar DPaschoal ( www.educar.com.br ) e a Diretoria de Ensino de Campinas Leste e Oeste formaram uma parceria pelo empreendedorismo juvenil. A partir de abril deste ano, 22 escolas públicas do município farão parte do projeto Academia Educar nas Escolas, que orientará estudantes e professores a criar Núcleos de Cidadania Juvenil para conscientização e disseminação de conhecimentos comunitários.

O objetivo do projeto é promover maior engajamento e envolvimento da comunidade escolar na busca de melhorias da escola e seu entorno. Para isso, cinco estudantes e dois educadores de cada instituição de ensino serão convidados a participar de um programa de capacitação para a criação desses núcleos.

O processo se dispõe em etapas. Após a qualificação, esses estudantes e professores serão responsáveis por um diagnóstico das principais necessidades de cada escola. A análise, por fim, baseará os projetos de intervenção, quando os cinco jovens e dois professores coordenarão os voluntários: o restante dos corpos discente e docente da instituição de ensino.

A fundação fará o acompanhamento desse processo, orientando os jovens em suas atividades. Espera-se que, já no próximo ano, eles capacitem outros estudantes para a manutenção dos núcleos. Uma forma de perpetuar o projeto na escola.

A metodologia empregada no projeto nasceu há 16 anos em projetos similares desenvolvidos pela Fundação Educar DPaschoal . A preocupação é estimular o protagonismo juvenil tornando-os educadores, assim passam a sensibilizar e instrumentalizar outros jovens.

O projeto Academia Educar nas Escolas tem a colaboração da Diretoria de Ensino de Campinas Leste e Oeste, órgão veiculado à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Responsável pela implantação do projeto, a diretoria tem como meta aumentar o número de escolas atendidas, incorporando a metodologia em toda a rede.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional