Programa da ABDL aborda gestão e planejamento participativos

Por: GIFE| Notícias| 10/10/2005

Vai até 24 de outubro o prazo para inscrições para o Curso Planejamento e Gestão Participativa, promovido pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) e a Participe (Associação Brasileira para Promoção da Participação). Serão seis dias de atividades, em Brasília (DF), nos quais os alunos terão contato com os principais conteúdos voltados para o planejamento e a gestão participativa.

O Participativo é um programa de capacitação e troca de experiências sobre participação e gestão democrática, voltado para gestores de órgãos públicos e privados, membros de conselhos, acadêmicos, líderes de equipes e profissionais em geral. São apresentados quatro componentes, simultaneamente: diagnóstico, métodos de planejamento, gestão de projetos e gestão do conhecimento, no contexto da atuação de todos os atores envolvidos.

O programa envolve assuntos como participação e desenvolvimento sustentável; diagnósticos participativos; métodos de planejamento estratégico (como Zopp e marco lógico); ciclo de gestão de projetos num contexto participativo; organização e mediação de grupos e reuniões; mediação através de jogos e atividades lúdicas; e sistema de gestão do conhecimento.

Além do Curso Planejamento e Gestão Participativa, que acontece de 7 a 12 de novembro, o programa prevê seminários e outros cursos, sobre Formação de Mediadores, Desafios da Gestão, Facilitação e Redes Virtuais.

Mais informações podem ser obtidas no site www.abdl.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional