Programa de bolsas de estudo incentiva participação indígena na carreira diplomática
Por: GIFE| Notícias| 21/04/2025
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O programa oferecerá duas bolsas para o custeio de estudos preparatórios para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). A iniciativa é resultado de cooperação técnica entre os ministérios dos Povos Indígenas e das Relações Exteriores e o CNPq
Um novo programa de concessão de bolsas de estudo foi lançado pelo governo federal no dia 15 de abril com o intuito de incentivar a participação de indígenas em curso preparatório para diplomatas. A iniciativa é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), através do Instituto Rio Branco, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Com o intuito de fortalecer o protagonismo internacional de indígenas brasileiros através da carreira diplomática, o programa oferecerá duas bolsas para o custeio de estudos preparatórios para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Os critérios de seleção, de acordo com informações do MPI, serão definidos em um período de até 60 dias.
A cerimônia de lançamento do novo programa aconteceu durante o terceiro módulo do Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global. “Traduzindo para os não indígenas, Kuntari Katu significa ‘aquele que fala bem’. É a nossa diplomacia indígena se preparando não só neste curso que já estamos realizando, mas também para o futuro, com esse termo que assinamos hoje nessa valorosa parceria, para que os povos indígenas tenham essa oportunidade de também se inserirem na carreira diplomática”, destacou a ministra Sonia Guajajara em seu discurso durante o evento.