Programa de educação para o empreendedorismo forma mais 3 mil jovens

Por: GIFE| Notícias| 03/07/2006

O Programa Junior Achievement, desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com a Associação Junior Achievement, formou mais 3 mil alunos nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre. Ao todo, cerca de 13 mil jovens, em nove Estados brasileiros, já passaram pelo programa.

A iniciativa é voltada para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio, com idade entre 10 e 19 anos. O principal objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Para transformar esses objetivos em práticas, o programa conta com o apoio de cerca de 400 voluntários do Unibanco, que ministram aulas semanais em 34 escolas públicas, compartilhando com os alunos um pouco dos seus conhecimentos e vivências, sobretudo noções básicas do mundo corporativo. “”A idéia é desenvolver princípios éticos, a capacidade empreendedora e a visão realista das empresas e negócios””, diz Luciana Nicola, Coordenadora do Instituto Unibanco.

A parceria entre o Instituto e a Associação Júnior Achievement iniciou em 1987, em São Paulo, e foi intensificada a partir de 2001, passando a abranger nove estados, com atividades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Recife, Salvador e Fortaleza. “”Com essa parceria conseguimos contribuir com o processo de educação complementar, focando um aspecto de especial relevância para os jovens: a preparação para a economia de mercado””, afirma Luciana.

A Junior Achievement foi criada nos Estados Unidos em 1919 e é uma das mais celebradas organizações internacionais na área da educação para o empreendedorismo. Está presente em 112 países e seus projetos atendem cerca de 6 milhões de jovens ao ano.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional