Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia celebra os 100 anos do Theatro Cinema Guarany

Por: Instituto Neoenergia| Notícias| 05/12/2022

O Instituto Neoenergia realiza, em 3 de dezembro, um grande evento para inaugurar a nova iluminação cênica da fachada do Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE), e celebrar os 100 anos de existência do equipamento cultural. A edificação integra o Programa de Iluminação Cultural, iniciativa do Instituto que promove a conservação e recuperação de monumentos históricos ao redor do país. Ao longo de todo o dia, a população local poderá participar de uma série de atividades culturais gratuitas no interior e arredores do Theatro, comemorando um novo projeto luminotécnico que destaca seus elementos arquitetônicos. 

O evento contará com a participação de mais de 100 artistas e fazedores de cultura da região, começando às 9h com uma mostra de filmes produzidos por alunos das 14 escolas públicas do município, que integraram a ação de educação patrimonial da iniciativa. Durante as atividades realizadas em sala de aula, cerca de 400 estudantes aprenderam sobre a importância da preservação das tradições culturais e a relevância do Theatro Cinema Guarany. As atividades seguem até o final da noite, com uma programação cultural extensa, incluindo apresentações de manifestações culturais locais, solenidades e o show da atração principal Jéssica Caitano, artista triunfense de projeção internacional.

“O evento é um marco importante para o Programa de Iluminação Cultural e afirma o posicionamento do Instituto Neoenergia em prol da salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro. A programação foi estruturada de uma forma que a população local seja protagonista e se identifique com a celebração, valorizando as tradições culturais da região para despertar o senso de pertencimento do triunfense para com a sua cidade. Será um dia de festa e com surpresas que prometem emocionar todo o público presente!”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

O Programa de Iluminação Cultural em Triunfo é uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a Brasilis Produções Culturais, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Prefeitura Municipal de Triunfo.

Confira a programação: 

Evento para a comunidade | Intervenção Cultural 

19h às 20h | Cortejo com a presença de artistas e manifestações culturais de Triunfo

20h às 20h05 | Inauguração da Iluminação Cultural com apresentação da Banda Isaías

20h15 às 21h | Show de encerramento com Jéssica Caitano 

Mais informações sobre o Programa, clique aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional