Programa do BNDES e Instituto Votorantim recebe Prêmio Valores do Brasil

Por: GIFE| Notícias| 10/11/2014
O Programa ReDes, iniciativa do BNDES em parceria com o Instituto Votorantim, acaba de vencer a 4a edição do Prêmio Valores do Brasil, com o negócio inclusivo Itacastanha, de Itabaiana (SE). Criada em 2008 e entregue a cada dois anos, a inciativa do Banco do Brasil tem como objetivo reconhecer, estimular e difundir iniciativas sociais e ambientais relevantes para o desenvolvimento do país.

Esse ano, a premiação aconteceu no dia 21 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), e contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre vice-presidentes, diretores e demais executivos do BB, além de homenageados e empresas parceiras.

O tema desse ano foi “Empreendedorismo Sustentável” e, ao todo 20 projetos, foram premiados, distribuídos em quatro categorias: Fornecedores BB; Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos (categoria na qual se encaixa o Instituto Votorantim por suas parcerias com o banco); Negócios Sustentáveis; e Voluntários BB.

Projeto Itacastanha

A iniciativa, premiada na categoria Conglomerado BB e Parceiros Estratégicos, tem como objetivo aumentar a renda do povoado Carrilho, próximo de Itabaiana (SE), promovendo mudanças nas condições do processo de beneficiamento da castanha de caju – atividade predominante na comunidade há mais de dez anos. Para isso, o Instituto apoiou a formalização de uma cooperativa e a reforma da central de beneficiamento, instalando novos fornos, câmara de resfriamento e outros equipamentos. Essas ações possibilitaram o aumento na qualidade produto e, por consequência, o aumento do preço do produto, contribuindo também para o aumento da geração de renda para a comunidade.

Programa ReDes

O programa é fruto da parceria estabelecia entre o Instituto Votorantim e o BNDES e conta com o apoio das empresas do Grupo Votorantim. A ideia principal é implementar projetos de geração de trabalho e renda e inclusão socioprodutiva, além de apoiar grupos de participação comunitária. Atualmente, o ReDes conta com 40 projetos, em 25 municípios brasileiros. Só em 2013 foram investidos R$ 14 milhões e inaugurados cinco projetos.

Para saber mais sobre o Programa ReDes acesse o site do Instituto Votarantim.

O Instituto Votorantim é associado GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional