Programa do Oi Futuro vira política pública

Por: GIFE| Notícias| 11/02/2008

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e a Secretaria de Educação do Espírito Santo firmaram convênio para ampliar o contato dos alunos das escolas estaduais com as novas tecnologias da informação e da comunicação. A Secretaria vai adotar o programa Tonomundo, do instituto, como política pública.

O trabalho, que associa educação à tecnologia, transforma cada laboratório de informática instalado numa escola pública em um centro irradiador de projetos comunitários que transformam a realidade local.

A previsão é de que, em um ano, até março de 2009, todas as 400 escolas da rede estadual sejam beneficiadas pelo programa. A implantação do projeto ocorrerá gradativamente sendo que, nesta primeira fase, 100 escolas de todo o Estado e cerca de 80 mil alunos serão beneficiados.

Ao todo, 30 professores da rede estadual participarão, em março, do primeiro curso de capacitação realizado pelo Oi Futuro em parceria com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP). Será realizada uma formação presencial de 40 horas, em cinco dias, pelos formadores da Escola do Futuro, que acompanharão os professores incluídos no projeto por dois anos.

O objetivo do Tonomundo é utilizar as Comunidades Virtuais de Aprendizagem para melhorar o ensino público no Brasil e promover a inclusão digital. As comunidades são ambientes virtuais que tornam viáveis os cursos a distância, além de funcionarem como veículo para a publicação de notícias e dos projetos comunitários desenvolvidos pela escola, por meio do portal www.tonomundo.org.br.
No Espírito Santo, o programa foi implementado pelo Oi Futuro como projeto piloto na Escola Carlos Eron Junior, de Jerônimo Monteiro. A partir das atividades realizadas no laboratório, a escola passou a organizar o evento anual Saúde e Qualidade de Vida, dentro da vertente Cidadania. O evento começou em 2005, cresceu e hoje conta com cerca de 40 stands, artesanato, atendimento gratuito com serviços de prevenção a doenças, cabeleireiro, banco de doação de sangue e diversos palestrantes.

A metodologia do Tonomundo já foi universalizada e implementada como política pública em Pernambuco, Sergipe, Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Itaituba (PA) e Belém (PA). Dentro desse modelo de convênio com o poder público, o Estado ou o Município parceiro fica responsável pela infra-estrutura e o Oi Futuro pela transferência da metodologia Tonomundo – desenvolvida em parceria com a Escola do Futuro da USP. Nos seis últimos anos, o programa beneficiou 515 mil alunos e 7.276 professores, em 437 escolas do país. Nesse período, o programa recebeu 10 prêmios nacionais e internacionais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional