Programa Educa+ação é expandido

Por: GIFE| Notícias| 20/02/2009

O Projeto Educa+Ação, lançado pelo Bradesco em parceria com a Fundação Bradesco para atender mais de 1.000 crianças da rede publica de ensino do Vale do Ribeira-SP, atingiu a meta estabelecida: alunos plenamente alfabetizados ao final de dois anos de escolaridade. Lançado como piloto para os anos de 2007 e 2008, o projeto teve como objetivo aplicar a mesma metodologia educacional da fundação para alfabetizar estudantes do 1º ano do ensino fundamental de 6 anos de idade.

Ao todo foram beneficiados 1.104 alunos de 14 escolas de oitos cidades da região, contribuindo diretamente com a meta número 2 do movimento Todos pela Educação: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.

Com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino – Estadual e Nacional (Undime), o Educa+Ação atendeu as cidades de Cajati, Eldorado, Iguape, Jacupiranga, Juquiá, Pariquera-Açú, Registro e Sete Barras, envolvendo 48 professores. Os alunos receberam apostilas – Português, Matemática, História, Geografia e Ciências – biblioteca de classe com livros de literatura, CDs, DVDs, materiais estruturados e assinaturas de revistas especializadas.

Para que os objetivos fossem atingidos, professores, coordenadores e diretores das escolas tiveram capacitação bimestralmente, além de profissionais da Fundação Bradesco, e realizaram visitas periódicas nas unidades para acompanhar a correta aplicação da metodologia.

Ao término do projeto em novembro de 2008, foram feitas avaliações interna e externa que apontaram que mais de 90% dos alunos foram alfabetizados; com 73% dos alunos com nível de bom à excelente em leitura e 70% tiveram resultados de bom à excelente na prova de Matemática, mesmo tendo 30% dos alunos matriculados no 1º ano com 5 anos de idade. A consultoria externa foi feita pelo Instituto Protagonistés, empresa especializada em avaliações de projetos educacionais.

Para 2009, o atendimento no Vale do Ribeira foi ampliado a cerca de 2.500 alunos, quase a totalidade dos estudantes do 1º ano dos oito municípios, tendo a cidade de Miracatu ingressado no lugar de Registro. Assim, o número de escolas atendidas sobe de 14 para 53 e o de professores, de 48 para 90.

Os resultados do Educa+Ação confirmam o sucesso do programa e sua expansão passou a despertar também o interesse de empresas para aplicação em outras localidades. No inicio de fevereiro, em parceria com a usina Adecoagro, o programa foi lançado nas cidades de Ivinhema e Angélica, ambas no Mato Grosso do Sul, beneficiando inicialmente 305 alunos e 14 professores de quatro escolas.

O município de Embu das Artes, da Grande São Paulo, foi outro que passou a ser beneficiado com o Educa+Ação, tendo como parceiros a Sociedade Ecológica Amigos de Embu-SEAE e a prefeitura local. Serão 630 alunos atendidos, envolvendo 21 professores de quatro escolas. No total, o Programa Educa+Ação atenderá 3.435 alunos e 125 professores em 61 escolas durante 2009.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional