Programa ensina boas práticas educacionais no campo
Por: GIFE| Notícias| 23/04/2010Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento profissional dos educadores rurais, a Rede Jovem Rural, capitaneada pelo Instituto Souza Cruz, inaugura este ano o programa “Vivência profissional”. A iniciativa irá proporcionar o conhecimento in loco das boas práticas educacionais implementadas no campo e a replicação dessas práticas em seus locais de origem.
O piloto da Vivência Profissional, que será realizado entre os meses de abril e maio, envolverá quinze educadores, provenientes de seis estados do Sul, Sudeste e Nordeste, e quatro organizações receptoras: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul), Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).
Referências em Educação do Campo, as entidades compartilharão com os visitantes suas expertises, que são, respectivamente, tecnologia de alimentos; empreendedorismo; planos participativos e coletivos juvenis; e agroecologia e meio ambiente.
Durante uma semana, os educadores terão a oportunidade de trocar conhecimentos, vivenciar outras experiências educacionais destinadas à formação de jovens rurais, e de conhecer as particularidades regionais que afetam o ensino no campo.
“O compromisso dos educadores no regresso é de desenvolver um projeto congênere ou aplicar os conhecimentos adquiridos em sua instituição”, salienta Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz e coordenador do projeto.
MOC (BA)
Planos Participativos e Coletivos Juvenis
26 a 30 de Abril
Agroecologia e Meio Ambiente
03 a 07 de Maio
Tecnologia de Alimentos
17 a 21 de Maio