Programa forma e articula atores locais

Por: GIFE| Notícias| 27/11/2009

Para contribuir com o desenvolvimento local, nasceu o programa Município que Educa, iniciativa para formar e articular atores sociais. Realizada pelo Instituto Paulo Freire e da Universitas Paulo Freire (Unifreire), a proposta pretende também ampliar e fortalecer os potenciais educativos das ações, das relações e dos espaços dos municípios brasileiros.

O programa pretende difundir a proposta de que a ação educativa deve ser o fio condutor de todas as políticas e ações dos municípios. “”Potencializar o caráter educativo da cidade significa atrelar o atendimento da demanda a uma atividade de caráter pedagógico. Isso deve ocorrer intencionalmente””, explica o coordenador do programa, Paulo Roberto Padilha.

Para alcançar a meta, o Município que Educa promoverá fóruns e encontros municipais, intermunicipais e nacionais. O I Encontro Intermunicipal ocorreu no dia 28 de outubro na cidade de São Paulo (SP). Reuniu quase 100 representantes do poder público e da sociedade civil. O evento também marcou o lançamento do programa.

O coordenador do Município que Educa lembra que a adesão ao movimento é livre, não precisa ser gestor ou educador. “”Toda pessoa é um sujeito educador””.

Conheça mais sobre o projeto e participe: Município que Educa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional