Programa fortalece avaliação no campo social

Por: GIFE| Notícias| 22/09/2008

Rodrigo Zavala

Considerada um dos mais complexos desafios para organizações, sejam elas públicas, privadas ou de movimentos da sociedade civil, a avaliação é uma espécie de “”calcanhar de Aquiles”” do campo social. No debate sobre o assunto, não faltam metodologias desacreditadas, projetos inovadores e polêmica na utilização dos mais distintos modelos e padrões.

No entanto, embora a discussão sobre o tema seja considerada imprescindível, não há um campo fortalecido no Brasil para isso. Com o objetivo de mudar esse quadro, o Instituto Fonte e a Fundação Itaú Social lançam um programa que irá, nos próximos anos, articular uma série de ações voltadas para empresas, ONGs e universidades.

“”O instituto atua há 10 anos no desenvolvimento do campo da avaliação no País. Nesse tempo, percebemos que o debate é muito incipiente e não existe uma comunidade de avaliadores””, explica o consultor associado do Instituto Fonte, Daniel Brandão.

Ele afirma também que a produção teórica é muito reduzida, o que inviabiliza a difusão da cena crítica sobre avaliação. “”Não entendemos esse campo. Quem faz? Como faz?””, argumenta.

O início dos trabalhos do Instituto Fonte está centrado em dois grandes projetos, com a parceria da Fundação Itaú Social,. organização reconhecida por suas ações em prol da avaliação econômica de projetos sociais. O primeiro será uma pesquisa sobre a visão de 200 empresas sobre o assunto. Ao mesmo tempo, pretendem identificar e analisar a produção acadêmica brasileira. “”Esses dois eixos permitirão conhecer o estado da arte da avaliação no campo social””, garante Brandão.

Com apoio do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (IPSO), o programa pretende organizar, disponibilizar e caracterizar o que se estuda nas universidades, com a promoção de debates focais sobre o material. “”Pretendemos tornar mais acessível um conteúdo mais qualificado produzido na academia””, define.

Paralelamente a esse trabalho, a pesquisa tem o objetivo de compreender como o setor privado percebe a avaliação de seu investimento na área social. Conduzido pela TNS InterScience, empresa de pesquisa de mercado, e o apoio do GIFE, o levantamento esmiuçará o processo de mensuração, desde de quando é implementado, até o quanto se investe e como ele é feito.

A apresentação dos resultados da pesquisa será realizada no dia 02 de outubro, das 8:30 às 13hs, na sede do Instituto Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – próximo ao Metrô Brigadeiro). Para participar se inscreva pelo telefone 0800 – 7744 055. O evento é gratuito.

Dados
Levantamentos similares mostram números discordantes sobre a avaliação por parte da iniciativa privada. Segundo censo realizado pelo GIFE com seus associados, cujo investimento somado em iniciativas sociais chegou a R$ 1,15 bilhão em 2007, cerca de 72% das fundações e institutos e 74% das empresas fazem o monitoramento de todos os projetos. Dessas, 64% das fundações e institutos e 58% das empresas fazem avaliação de resultado de todos os projetos.

“”Esse dado é muito positivo porque a cultura de avaliação de resultados ainda é muito recente no Brasil. Também porque realizar esse diagnóstico ainda é muito caro, principalmente para pequenos projetos. Uma avaliação chega a ser 15% dos custos totais das iniciativas””, lembra o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.

No entanto, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as empresas não tem sido tão eficientes quanto os associados ao GIFE. Para saber, o setor privado brasileiro investe cerca de R$ 5.3 bilhões por ano no campo social. O GIFE representa 20% desse montante, enquanto o resto do investimento está diluído em mais de 500 mil empresas.

Questionadas se possuem avaliações documentadas das ações sociais desenvolvidas, 79% (das 500 mil) disseram “”não””. As conclusões do instituto são enfáticas: embora tenham entusiasmo para fazê-la, os responsáveis não vêem essa mensuração como instrumento de transparência, e confundem avaliação com número de atendidos.

A preocupação com o tema é Global. Em artigo escrito para o GIFE (leia aqui, Fred Carden, Diretor da International Development Research Centre and Research Fellow in Sustainability Science no Harvard′s Center for International Development, afirmou que o status quo da avaliação de desenvolvimento não basta.

“”Enquanto a avaliação é relativamente forte na América do Norte e na Europa, em outras partes do mundo, é bem fraca. Se quisermos que a avaliação floresça no Hemisfério Sul (África, Ásia, América Latina), a pesquisa sobre o tema não pode continuar a ser reserva das instituições baseadas no Hemisfério Norte e de seus valores””, acredita.

Curso
Nos próximos dias 10 e 11 de outubro, o GIFE realiza o segundo módulo da edição 2008 do curso Ferramentas de Gestão no Rio de Janeiro. Com o tema Elaboração e Avaliação de Projetos, o curso tem como objetivo desenvolver e sistematizar conhecimentos e técnicas para o planejamento, a elaboração e a avaliação de ações sociais.

Para ministrar a aula, foi convidada a consultora Thereza Penna Firme, Ph.D em Educação e Psicologia, atualmente Professor Adjunto IV (aposentada em 1997) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio.

Thereza também é Consultora Nacional e Internacional em Avaliação. Trabalhou na avaliação da reforma educacional de El Salvador, por contrato da USAID através da Academy for Educational Development (EUA). Foi Professora e Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Diretora de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Tem experiência, publicações e palestras proferidas nas áreas de Educação, Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano especialmente de crianças e adolescentes, e Avaliação.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site http://www.gife.org.br/cursos. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3816-1209 ramal 19 ou pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional