Programa Itaú Social UNICEF divulga as 40 organizações sociais que vão receber fomento para planos de educação integral

Por: Fundação Itaú Social| Notícias| 28/06/2021

A melhoria da educação pública no país passa pela ampliação do acesso às oportunidades que constroem conhecimento. E as  Organizações da Sociedade Civil (OSCs)  têm papel fundamental nisso. Para contribuir com o fortalecimento institucional destas organizações, o Programa Itaú Social UNICEF selecionou 40 OSCs para receber fomento financeiro e assessoria técnica. A proposta é acompanhá-las para a implantação de planos que promovam a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes. O processo seletivo contou com a participação de 1.529 instituições de todo o país, que tiveram a oportunidade de participar de um percurso formativo de cinco meses.

Foram selecionadas 12 organizações do Norte, 12 do Nordeste e oito do Centro-Oeste, que são regiões prioritárias para o Programa devido aos critérios de vulnerabilidades socioeconômicas e educacionais, e mais quatro OSCs do Sul e outras quatro do Sudeste. As instituições receberão até R$ 100 mil cada para implementarem um plano de intervenção no período de 18 meses.

De acordo com o levantamento “A pandemia na ótica das OSCs: diagnóstico a partir de ações emergenciais”, realizado pelo Itaú Social, a sustentabilidade financeira é apontada como o principal impacto da atual crise nas organizações, independente do seu porte. 83% consideraram um risco muito alto ou alto a redução das doações recebidas, 80% temiam a suspensão de recursos privados e 71% a suspensão dos recursos públicos vinculados ao atendimento.

“A grande procura pelas OSCs em situações de crise é natural, mas elas não podem estar na pauta apenas nestas circunstâncias. A capacidade de atuação em favor de avanços sociais precisa ser sustentada de forma permanente. Por isso, fizemos uma proposta de realização do percurso formativo antes da seleção dos planos de intervenção, que teve o intuito de ampliar o acesso desse conteúdo para um número maior de organizações, que propôs uma reflexão ampla sobre o seu trabalho dentro do território, levando em conta o contexto da pandemia”, explica a gerente de fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Das inscritas, 687 concluíram as três estações do percurso. “Em cinco meses tivemos uma reflexão colaborativa entre os profissionais das organizações, o público atendido, seus familiares, comunidade e parceiros. Foi uma experiência muito rica no sentido de trazer um olhar atento aos seus territórios e ampliar parcerias com lideranças comunitárias, coletivos e outras instituições do entorno”, explica a oficial de Educação do UNICEF Brasil, Julia Ribeiro.

Os percurso formativo inseriu a temática da diversidade presente de maneira transversal, estimulando que as organizações tenham um olhar mais atento aos marcadores sociais de raça/etnia, gênero, sexualidade e pessoa com deficiência no momento de planejar a sua atuação institucional para uma educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes.

“A seleção dos planos teve uma riqueza de olhares, com a contribuição de 138 profissionais avaliadores, além da participação das próprias organizações na análise das propostas”, comenta a gerente de Tecnologias Educacionais do CENPEC Educação, Beatriz Cortese. “As OSCs selecionadas priorizaram ações para a qualificação profissional dos seus colaboradores considerando a diversidade e ações afirmativas; diversificação nos materiais pedagógicos; educação ambiental; iniciativas para reverter índices de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, tais como combate ao trabalho infantil, ao uso de substâncias psicoativas e à violência. A exclusão escolar também será alvo das instituições, considerando o contexto da pandemia”, explica.

O Programa

Esta é a primeira edição do Programa, fruto dos 25 anos de experiências do Prêmio Itaú-UNICEF, ação que reconheceu centenas de iniciativas do terceiro setor na educação integral. É realizado pelo Itaú Social e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com a coordenação técnica do CENPEC Educação.

Confira as selecionadas:

OSC CIDADE ESTADO
Ação Social Arquidiocesana de Palmas Palmas TO
Associação Amazônica Tambor na Mata Oriximiná PA
Associação Bem Faz Bem Campo de Goytacazes RJ
Associação Beneficente Nana Iyaloode Aye – Abenaiya Simões Filho BA
Associação Beneficente Vida Nova Várzea Grande MT
Associação Camará Capoeira Ponta Porã MS
Associação Caminhando Para Mais Um Sonho Várzea Grande MT
Associação Cidadania, Social e Sustentabilidade – Acssus Parintins AM
Associação de Agricultores Alternativos Igaci AL
Associação dos Amigos do Menino Jesus Óbidos PA
Associação Educativa Livro em Roda Conde BA
Associação Laços de Bem Catalão GO
Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes Cametá PA
Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo Porto Alegre RS
Associação Refúgio Cambé PR
Associação Educacional Esportiva e Social Voz Ativa Manaus AM
Casa da Cultura Centro de Form Art E Cul da Baix Flumin São João do Mereti RJ
Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero – Cedhor Santa Rita PB
Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP Natal RN
Centro de Educação e Organização Popular – CEOP Picuí PB
Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – CIRANDAR Porto Alegre RS
Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente Salvador BA
CIPÓ – Comunicação Interativa Salvador BA
Espaço Cultural Nossa Biblioteca Belém PA
Fundação Terezinha Mendes Cáceres MT
Grupo Assistencial Solar do Acalanto Belém PA
Instituto Aquífero Alter do Chão Santarém PA
Instituto de Arte e Educação Circo Multicor Beberibe CE
Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento – RessoArte Anastácio MS
Instituto Desportivo da Criança Cuiabá MT
Instituto Horus, Cultura, Educação Integral e Desenvolvimento Humano Rio de Janeiro RJ
Instituto Peabiru Belém PA
Instituto Transformando Vidas (ITV) Manaus AM
Lar Santa Maria Itiúba BA
Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico de Marabá- NDHE Marabá Marabá PA
Ong Paspas – Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais Teixeira de Freitas BA
Organização das Voluntárias de Goiás Goiânia GO
Organização Não Governamental Vokuim Rubim MG
Proame – Programa de Apoio a Meninos e Meninas/ Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cedeca Bertholdo Weber São Leopoldo RS
Projeto Oxente Vitória da Conquista BA

Associados

Itaú Social

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional