Programa Mobilização Brasil abordará tecnologias sociais

Por: GIFE| Notícias| 26/09/2005

A Fundação Banco do Brasil e a TVE Brasil lançam nesta segunda-feira (26/9), em Brasília (DF), uma série inédita para a televisão sobre iniciativas, tecnologias e soluções sociais bem-sucedidas, que promovem educação, geração de renda, trabalho e melhoria das condições de vida das comunidades.

O Programa Mobilização Brasil estréia no dia 1º de outubro e irá ao ar em todos os sábados, às 8h, pelas emissoras públicas e educativas de todo o país, com apresentação dos jornalistas Marco Piva e Rosana Hermann. Com formato de revista eletrônica, cada edição trará uma experiência inovadora, com o objetivo de divulgar o conceito de tecnologia social – soluções simples e efetivas que podem ser reaplicadas em escala e que transformam a vida das pessoas, segundo definição da Fundação Banco do Brasil.

Reportagens de campo mostrarão uma ou duas tecnologias sociais sobre um mesmo tema, uma seção passo-a-passo, mostrando como foi desenvolvida a experiência, uma agenda de eventos dos movimentos sociais e entrevistas com convidados no estúdio.

A série terá um total de 52 programas, com cerca de 26 minutos cada. Os primeiros programas abordarão temas como: extrativismo alternativo para fabricação de borracha e de papel natural, na Amazônia; saneamento básico no campo e na cidade; alfabetização de adultos em comunidades quilombolas e de pescadores; coleta e processamento de materiais recicláveis, em Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

O primeiro programa vai mostrar o trabalho da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) no combate à questão da falta de água. A partir do uso de cisternas, os moradores do semi-árido captam água da chuva em quantidade suficiente para enfrentar o período da seca. Na prática, a cisterna é um poço construído ao lado da casa, com uma canaleta que, instalada no telhado, garante o escoamento da água durante a chuva.

Sugestões, comentários e críticas poderão ser enviados para o e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional