Programa oferece bolsas de pós-graduação

Por: GIFE| Notícias| 03/04/2006

O Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program – IFP) abre inscrições para lideranças sociais aprimorarem sua formação acadêmica. Com um investimento que superou US$ 280 milhões nos últimos 10 anos, a fundação capacita pessoas que potencialmente possam promover o desenvolvimento de seus países.

Para assegurar a diversidade de origem dos bolsistas, o IFP prioriza candidatos provenientes de grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior. No Brasil, o programa, além de estar atento à igualdade de gênero, destina-se, prioritariamente, a pessoas negras, indígenas, ou originárias das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, ou provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas ou educacionais.

As candidaturas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção, composta de especialistas de diversos campos do conhecimento e intervenção, apoiada por assessores brasileiros. Será a partir de sua análise que se fará a indicação para o ingresso do candidato no programa de pós-graduação. A decisão definitiva e inapelável será tomada pela Secretaria Técnica do programa, com sede em Nova Iorque.

A documentação deve ser enviada até o dia 22 de maio, que será aprovada em fases distintas até fevereiro de 2007. O candidato não pode esquecer que as bolsas serão concedidas apenas para cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado), no Brasil (credenciado pela CAPES) ou no exterior (com titulação equivalente às nacionais).

Para mais informações, o interessado deve entrar com contato com a Fundação Carlos Chagas, pelo Programabolsa, pelo tel. (11) 3722-4404. Formulários e dúvidas freqüentes, pelo site: http://www.programabolsa.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional