Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) está com inscrições abertas

Por: GIFE| Editais| 18/01/2016

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo está com inscrições abertas para o “Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI”. A iniciativa apoia financeiramente atividades artístico-culturais, visando estimular a criação, o acesso, a formação e a participação do pequeno produtor no desenvolvimento cultural da cidade, além de promover a inclusão e estimular dinâmicas culturais locais.

O Programa divide-se em duas modalidades. A primeira é destinada a projetos de grupos e coletivos compostos por pessoas físicas, prioritariamente jovens de baixa renda, de idade entre 18 e 29 anos, com orçamento de até R$ 35.100,00. Já a segunda modalidade é voltada a projetos de grupos e coletivos compostos por pessoas físicas, jovens e/ou adultos de baixa renda, que tenham histórico de, no mínimo, dois anos de atuação, com orçamento de até R$ 70.200,00.

Entre as ações culturais aceitas pelo edital, os proponentes podem enviar propostas como: ações de criação, produção, fruição e difusão de expressões artísticas e culturais (música, artes visuais, artes plásticas, audiovisual, performance, teatro, dança etc); ações culturais e/ou eventos que ocorrem periodicamente, formal ou informalmente, inseridos na agenda local ou municipal; processos de articulação de redes e fóruns coletivos;  gestão de espaços culturais e/ou arranjos coletivos que sejam referências em suas localidades; iniciativas relacionadas à economia solidária e à economia da cultura, geradoras de produtos, como livros, cds e dvds, ou arranjos produtivos locais, como estúdios comunitários, produtoras culturais, editoras etc; e ações de formação cultural.

Todas as propostas serão avaliadas por uma Comissão, que irá analisar os projetos a partir de critérios, como: a adequação aos objetivos do programa; o perfil dos proponentes e do grupo de acordo com os requisitos de cada modalidade; o mérito das propostas; e a clareza, coerência e viabilidade do projeto.

Para a segunda modalidade, além destes critérios, as propostas serão avaliadas ainda em relação à consistência do portfólio, com comprovação das ações já desenvolvidas pelo grupo ou coletivo; a capacidade de fortalecer e ampliar circuitos e redes; as perspectivas de continuidade da ação após o término do projeto; os resultados e impactos gerados pelas atividades desenvolvidas pelas atividades apresentadas como comprovação de atuação do grupo ou coletivo na cidade.

As inscrições deverão ser realizadas pelo site até o dia 31 de janeiro. O manual com orientações sobre a escrita dos projetos pode ser acessado aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional