Programa premia jovens que promovem práticas socioambientais

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2012

* Daniele Próspero – especial para o rede GIFE

A Bayer e as Nações Unidas estão com inscrições abertas até 29 de junho para a edição 2012 do Programa Jovens Embaixadores Ambientais, uma parceria mundial entre a empresa alemã e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O concurso tem como objetivo reconhecer as melhores práticas socioambientais entre jovens.

Podem participar jovens entre 18 e 24 anos, que estejam regularmente matriculados no ensino médio, cursos universitários ou de pós-graduação e participem ativamente de projetos socioambientais. Para se inscrever, o jovem deverá acessar a página do Programa e descrever o projeto do qual participa, incluindo as atividades realiza, os benefícios da iniciativa e os resultados alcançados. O projeto pode ser uma iniciativa própria ou conduzida por intermédio da iniciativa privada, de associações, entidades e/ou organizações não-governamentais (ONGs).

Uma novidade na edição 2012 do Programa é a ampliação do processo de seleção dos vencedores. Agora, os estudantes podem promover uma votação no Facebook, que pode ajudar a ampliar a nota de seu projeto na classificação final. Após se inscrever no Programa, o estudante será convidado a acessar a página Bayer Jovens no Facebook – www.facebook.com.br/bayerjovens – e fazer um rápido cadastro de seu projeto. Além de um descritivo, poderá incluir imagens e vídeo. Após esta fase, poderá movimentar sua rede de relacionamento para a votação, que será feita por meio do recurso “Curtir” do Facebook. Os dez projetos mais “curtidos” nessa página ganharão pontos extras que podem fazer a diferença na nomeação dos vencedores.

O Programa conta com uma comissão julgadora formada por profissionais especializados nas áreas de responsabilidade social e meio ambiente. Esse grupo atribui notas em uma escala de 0 a 100 a cada projeto nos quesitos contribuição do projeto para a preservação do meio ambiente, participação do estudante para o desenvolvimento da iniciativa, resultados socioambientais obtidos ou esperados com o projeto e a possibilidade de sua adequação em maior escala. Os pontos extras gerados na votação via Facebook serão acrescidos a essa nota do jurado. Na etapa final, os oito projetos com as notas mais altas serão visitados por profissionais da Bayer e os jovens entrevistados para averiguar a veracidade do projeto apresentado.

Nesta edição 2012, os oito estudantes ganhadores receberão prêmios que variam de R$ 2 mil a R$ 15 mil, de acordo com a classificação individual, convertidos em bolsas de estudos ou mercadorias para o projeto. Adicionalmente, os jovens premiados no Brasil terão a oportunidade de conhecer um destino ecológico com boas práticas na área de sustentabilidade no país. Já os estudantes premiados e com fluência em inglês terão a oportunidade de participar de uma semana de atividades em Leverkusen, cidade sede da Bayer, na Alemanha.

O programa, que é realizado desde 1998, também proporciona aos premiados conhecimentos sobre boas práticas na área de sustentabilidade, além da troca de experiências com os cerca de 500 jovens de 18 países já premiados da América Latina, Ásia e África.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional