Programa promove educação profissional para jovens

Por: GIFE| Notícias| 19/01/2009

Desenvolver habilidades vocacionais e de vida junto a jovens. Essa é a premissa do Youth Career Initiative (YCI), iniciativa reconhecida internacionalmente como um programa de educação, capacitação e auxílio à inserção no mercado de trabalho para jovens de baixa renda.

O YCI acontece em hotéis de diferentes redes hoteleiras e mobiliza recursos humanos, financeiros e operacionais delas. Em 2009, o projeto abre 94 vagas, das quais 54 em São Paulo e 40 no Rio de Janeiro.

Baseado em aulas práticas e teóricas, que são ministradas por diretores e gerentes de diversos departamentos dos hotéis participantes, o projeto é focado para jovens que já concluíram o ensino médio. O intuito é proporcionar ao jovem experiência educativa vivencial, apoiada em profissionais experientes, que possam influenciar sua escolha de carreira de maneira mais informada e assertiva.

Segundo o gerente de projetos do IDIS, responsável pelo Programa YCI, Felipe Brito, em um país onde os programas sociais voltados à juventude ainda apresentam características assistencialistas e pouco transformadoras, o Programa YCI destaca-se pelo seu caráter inovador.

“”A aliança entre a excelência de qualidade e compromisso dos hotéis participantes com um público jovem decidido em buscar seu desenvolvimento pessoal e profissional é um dos diferencias para o sucesso do programa globalmente””, defende.

Um dos segredos do sucesso do programa é contar com vários parceiros para sua realização. Além do imprescindível papel dos hotéis, conta com o apoio técnico e financeiro do Instituto Hedging Griffo, apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e gerenciamento global do International Business Leaders Fórum (IBLF).

“”Pudemos enxergar neste primeiro ano de apoio uma mudança na atitude e preparo dos jovens para o mercado de trabalho, bem como nos próprios profissionais dos hotéis que desenvolvem capacidades de treinamento, humanização etc””, afirma a diretora executiva do Instituto Hedging-Griffo, Silvia Antonia de Morais.

De acordo com ela, a inserção do jovem no mercado de trabalho é na atualidade o principal foco do investimento do Instituto Hedging-Griffo. “”Entendemos que Educação, Trabalho e Desenvolvimento são palavras que caminham juntas””, declara.

Como participar
Participam do programa jovens que tenham entre 18 e 21 anos, possuem o Ensino Médio completo e que não estejam cursando faculdade ou ensino técnico profissionalizante. Os candidatos de São Paulo podem se inscrever até 26 de janeiro e os do Rio de Janeiro até 28 de janeiro.

A ficha de inscrição está disponível no site do IDIS (www.idis.org.br). Depois de preenchida, a ficha deve ser encaminhada para o e-mail [email protected]. As aulas iniciam no dia 9 de março em São Paulo e dia 16 de março no Rio de Janeiro.

Leia Também:
Programas para jovens devem ser mais integrados
Formação profissional é foco de programas para jovens

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional