Programa Um Passo a Mais 1ª a 4ª série

Por: GIFE| Notícias| 06/12/2004

Nome da organização: Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano
Qual a missão da organização? Promover o desenvolvimento humano, por meio de ações educativas, em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades do entorno das lojas do Grupo Pão de Açúcar.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Qualificação Educacional; Preparação Profissional e Desenvolvimento Social e Comunitário
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Crianças e Adolescentes.

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: Programa Um Passo a Mais 1ª a 4ª série
Data do início da parceria (mês e ano): Janeiro de 1999
A parceria está: Em andamento

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

As atividades do Instituto Pão de Açúcar junto às comunidades das áreas de atuação do Grupo Pão de Açúcar são inspiradas pela Missão da companhia, que é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos diversos públicos com que se relaciona. O Instituto Pão de Açúcar, criado em novembro de 1998, surgiu em decorrência dessa visão do sentido social da companhia que, comprometida com a aspiração de participar da evolução das comunidades onde está presente, assume o desenvolvimento humano como causa e concepção sustentável desse objetivo. A atuação do Instituto Pão de Açúcar também é orientada pela premissa de que o crescimento econômico não pode estar desvinculado do social e do educacional, que constituem condições necessárias para o desenvolvimento. Essa premissa está em consonância com as mais recentes idéias e ações, formuladas pela maioria dos países comprometidos em trabalhar pelo ideal de uma sociedade igualitária e justa.

Criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e social tem se revelado tanto uma perspectiva de transformação social, no âmbito individual ou da convivência familiar e comunitária, quanto um fator gerador de alterações econômicas significativas. Iniciativas, ações e programas promotores de desenvolvimento de pessoas e comunidades contribuem com o crescimento do país, na medida em que afetam não apenas a realidade concreta imediata dos beneficiários (aumento do nível de escolaridade, de salário, possibilidade de planejamento familiar, etc.), mas produzem, também, alterações nos projetos de vida e nas perspectivas dos coletivos onde a ação acontece, gerando fatos sociais igualmente transformadores. O desenvolvimento decorre da proposição de uma vida melhor para todos. Por isso, precisa estar associado a valores como solidariedade e responsabilidade.

É por isso que o Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano se propõe a contribuir para que cada vez mais crianças e adolescentes tenham ampliadas suas oportunidades de desenvolvimento, por meio do acesso à educação de qualidade.

O programa Um Passo a Mais 1ª a 4ª série do ensino fundamental acontece em entidades sociais, núcleos sócio educativos, que atendem crianças e jovens de 6 a 15 anos, em atividades complementares a escola, nas regiões Sul, Oeste e Leste da capital paulista. Esses núcleos oferecem atividades de complementação escolar, com prioridade para desenvolvimento da expressão oral, leitura, escrita, raciocínio lógico e matemático, música e esportes. O conceito de complementação escolar está apoiado na idéia de ampliação cultural e não na reprodução de atividades de caráter escolar, de modo que as crianças possam participar e vivenciar conteúdos e atividades diferentes das proporcionadas pela escola mas que ao mesmo tempo contribuam em melhorar seu desempenho escolar.

O Instituto investe na infra-estrutura, materiais didáticos da instituição, passeios de caráter cultural e na formação de educadores, com o objetivo de aperfeiçoar sua prática pedagógica. Também capacita os profissionais que operam nas equipes de apoio, como as de cozinha, nutrição e limpeza, para promover a saúde e a prevenção de doenças nas crianças e jovens.

As crianças participantes, em sua maioria (cerca de 90%), integram famílias de trabalhadores basicamente estruturadas, moradoras em casas, assentamentos e apartamentos populares ou favelas próximas às organizações sociais conveniadas ao Instituto. A renda familiar está em torno de zero a quatro salários mínimos. São crianças e famílias que valorizam muito a possibilidade de estarem no programa.

Consideramos beneficiárias: 1) as organizações que são conveniadas porque elas têm seu potencial educativo fortalecido, por meio dos trabalhos de aperfeiçoamento profissional de suas equipes, proporcionados pelo Instituto. Também recebem apoio financeiro e material, podendo ampliar e aperfeiçoar seu atendimento à comunidade; 2) Os educadores destas instituições porque recebem capacitação em serviço, o que possibilita a melhoria de sua atuação profissional; 3) As crianças, pois participam de atividades de seu interesse, ampliam o repertório cultural e melhoram o desempenho escolar.

A formação conta com a participação de educadores de outras instituições, além das conveniadas diretamente, e com técnicos das Secretarias de Assistência Social, responsáveis pelos Núcleos Sócio Educativos. Eles freqüentam assiduamente os encontros de formação.

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

    1) Quantitativos: seis instituições conveniadas que já atenderam 5.667 crianças. Para 2004 está previsto o atendimento de outras 1460 crianças

    2) Número de Profissionais que foram capacitados: 106

    3) Qualitativos: Mais do que descrever esses resultados sob a ótica do Instituto Pão de Açúcar, optamos por transpor aqui o depoimento do dirigente de uma das organizações conveniadas:
    Centro de Promoção Social Bororé: “”A nossa história se divide em dois momentos: antes e depois da parceria com o Instituto Pão de Açúcar, duas realidades bem diferentes. Na primeira, vivemos uma série de dificuldades, que iam desde oferecer uma alimentação de qualidade às crianças e adolescentes, promover passeios, garantir o acesso a espaços culturais e de lazer, oferecer atividades sócio-educativas (esporte e musicalização), promover atividades de recreação e leitura, até a qualificação dos educadores, o que nos foi viabilizado através desta parceria. O Instituto Avisa lá / Crecheplan operacionaliza o projeto Um Passo a Mais e tem feito um trabalho competente, voltado para a melhoria da qualidade no atendimento. O nosso crescimento no segundo ano de trabalho é muito grande e podemos perceber através da satisfação dos educadores e de toda a população atendida. Através desta parceria, estamos garantindo um atendimento com qualidade e permitindo às crianças e adolescentes viverem com um pouco mais de dignidade””. Luciano Viana de Carvalho, Diretor do EGJ Pe. Giuseppe Pegoraro.

A parceria possui instrumentos de avaliação?

  • pesquisa de opinião qualitativa entre os participantes, a respeito dos resultados e da importância das atividades;
  • tabulação de depoimentos positivos dos envolvidos;
  • aproveitamento dos educadores é acompanhado e avaliado a partir dos projetos escritos, das sínteses dos encontros de formação, dos cadernos de diário e da participação nas atividades propostas e desenvolvidas. Periodicamente, são realizadas entrevistas com os gerentes e/ou diretores. Nesse momento, são avaliados os processos de âmbito institucional, tantos os que beneficiam a prática, quanto os que impedem mudanças. Todos os envolvidos respondem por escrito a um questionário de avaliação para reorientar a formação;
  • com todos os pais, são realizadas reuniões periódicas e entrevistas para colher opiniões, incentivar e avaliar o envolvimento das famílias.

Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

  • encontrar professores de música e educação física que compartilhem a mesma concepção de educação do programa. Para superar esta dificuldade estes profissionais são coordenados por especialistas da área e recebem também formação continuada, após participarem de um curso básico com caráter seletivo e programa de estágio.
  • o programa de música e de educação física é totalmente sustentado pelo Instituto Pão de açúcar. Estamos orientando as organizações sociais a buscarem novas parcerias que possam viabilizar a continuidade destes módulos.
  • encontrar organizações sociais com estrutura física para atender as demandas do projeto. Para tanto, na medida do possível, o Instituto Pão de Açúcar auxilia e, principalmente, mobiliza as organizações para adequarem e reformarem seus espaços, podendo chegar até a construção de quadra esportiva.

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

O Instituto Pão de Açúcar aprendeu, principalmente, a atuar com diferentes parceiros (organizações sociais e Instituto Avisa Lá), valorizando-os em suas diversas competências. Do ponto de vista da parceria técnica, têm muito valor as competências didáticas e pedagógicas adquiridas nos contatos com parceiros e conveniados, o que permite ampliar os conhecimentos dos envolvidos na área educacional.

Com as entidades sociais parceiras, a empresa compreendeu que a melhor capacitação dos respectivos funcionários é fator determinante para a evolução da qualidade na educação em geral, gerando alto impacto na comunidade.

Além disso, o Instituto adquiriu experiência na gestão de profissionais e de recursos financeiros voltados para a qualificação educacional de crianças.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional