Projeto Ativa Barcarena está com inscrições abertas para oferecer assistência técnica gratuita a agricultores da região

Publicado por: Hydro

Estão abertas até o dia 16 de outubro as inscrições para o edital lançado pela Hydro do projeto Ativa Barcarena de seleção de agricultores familiares do município que participarão do ciclo de um ano de assistência técnica rural, com apoio profissional às atividades produtivas familiares. Realizado em Barcarena desde 2018, o projeto é um investimento social da Companhia, que conta com o apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH). Nesta etapa, será mapeada a produção agrícola armazenada no período da pandemia da Covid-19 de agricultores familiares do município para compra e posterior doação às associações comunitárias de famílias em maior vulnerabilidade social no município, situação que foi agravada durante a Covid-19.

Neste edital, 90 agricultores familiares serão beneficiados pelo serviço de assistência técnica. A seleção é aberta para todo o município, incluindo a região das ilhas. Podem participar agricultores que sejam moradores de Barcarena maiores de 18 anos; com residência em propriedade rural ou em local próximo; ter pelo menos 50% da renda familiar bruta vinda da atividade rural; atender os requisitos de classificação de agricultor familiar na da Lei n° 11.326/2006; ser membro de associação, cooperativa, sindicato ou organização informal; e trabalhar com mais de uma cultura agrícola.

Para o acesso do público-alvo do projeto, as inscrições podem ser feitas via Whatsapp, por mensagem ou ligação gratuita para o número (91) 99214 1585. Todos os requisitos para participação e orientações de inscrição contam no Edital de Seleção de Beneficiários, disponível no link: http://bit.ly/EditalAtiva.

Diagnóstico

Durante a sua primeira etapa, entre 2018 e 2019, o Ativa Barcarena realizou um diagnóstico sobre a situação socioprodutiva de 300 famílias no município e as condições do solo para a produção agroalimentar. O estudo foi executado pelo Instituto Peabiru, com apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Barcarena (SEMAGRI). Este ano, inicia-se uma nova fase de fortalecimento da rede de atores do município, por meio de diálogo com os setores produtivos e planejamento para que o investimento social resulte efetivamente em qualidade de vida e sustentabilidade no território.

Solidariedade

Agricultores familiares com produção agrícola armazenada durante a pandemia da Covid-19 serão mapeados pelo Ativa Barcarena. Após verificação de itens e volumes existentes, será executada estratégia definida em parceria com a Inciativa Barcarena sustentável (IBS) para compra e doação dos produtos alimentares. Esta é uma das ações da “PPA Solidariedade”, uma iniciativa intersetorial da qual o FSH participa e que é gerida pela USAID, NPI EXPAND, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem, com o objetivo de fortalecer a preparação e as respostas às emergências relacionadas ao Covid-19. Além dos alimentos, o Fundo investirá em campanhas de comunicação de risco e de engajamento das comunidades na prevenção durante a pandemia.

Mantido pelas empresas Hydro, Albras e Alunorte, o FSH é uma organização sem fins lucrativos para promoção do desenvolvimento sustentável e apoio aos projetos de base comunitária, com linhas de investimento de longo prazo pautado em demandas reais dos territórios. “Acreditamos que é possível alcançar de maneira colaborativa um desenvolvimento mais efetivo baseado em soluções sustentáveis para a região. No período de pandemia, estamos apoiando projetos destinados às populações vulneráveis na Amazônia, especificamente de Barcarena”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor do Fundo.

Associados

Apoio institucional