Projeto capacita gestores de ações sociais

Por: GIFE| Notícias| 10/11/2008

A ONG Parceiros Voluntários levará a outros estados brasileiros uma das metodologias que tornou a entidade sediada no Rio Grande do Sul reconhecida por seu trabalho em gestão no terceiro setor e multiplicação de ações solidárias por todo o Estado gaúcho.

A ONG firmou parceria nacional com o SEBRAE para levar a outros quatro estados brasileiros a metodologia Desenvolvimento de Liderança para o Terceiro Setor, voltada para capacitação em gestão de líderes de organizações de sociedade civis (OSCs).

A técnica desenvolvida pela organização busca instrumentalizar dirigentes de organizações da sociedade civil para uma gestão sustentável, desenvolvendo a liderança, o empreendedorismo e o estímulo à formação de redes colaborativas dentro da própria comunidade em que estão inseridos.

“”O Terceiro Setor necessita ter um Planejamento Estratégico do mesmo modelo empresarial, sem, com isso, perder de vista sua finalidade social, a essência de sua razão de existir, o amor à sua causa””, avalia a presidente da Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter. “”Para isso, é preciso que os representantes das OSCs entendam que um bom gerenciamento humano, financeiro e técnico pode garantir a viabilidade e sustentabilidade de uma iniciativa.””

Com a cooperação técnica-financeira do SEBRAE, o programa será executado no Rio Grande do Sul pela própria Parceiros Voluntários e em outras quatro unidades federativas selecionadas (uma de cada região do país). Pelo planejamento, os gestores participantes contarão com a capacitação, apoio e acompanhamento da ONG na formação de Coordenadores Estaduais e no repasse de metodologia para 15 consultores sociais por estado.

Esses consultores ficarão responsáveis por disseminar e multiplicar a metodologia em cursos, sediados nas unidades do SEBRAE, compostos por 6 módulos, entre eles Aspectos Legais da Organização da Sociedade Civil, Gestão para Sustentabilidade, Desenvolvimento de Lideranças Sociais, Elaboração de Projetos para Mobilização de Recursos e Redes Colaborativas. “”Os consultores serão responsáveis por disseminar e multiplicar a metodologia em cursos nas sedes do SEBRAE””, acrescenta Okamotto.

A cessão de uso da metodologia da Parceiros Voluntários ao SEBRAE nacional tem prazo de 5 anos e ao final do primeiro ano de implantação serão avaliados o impacto social e econômico do projeto, com o objetivo de expandi-lo aos demais estados brasileiros. Para Maria Elena, a ação é uma nova conquista para a mobilização social do País. “”Mais do que nunca temos certeza de que estamos fortalecendo o capital social e humano que fará a diferença nas próximas gerações. Os resultados de um projeto social nunca são uma certeza, mas um investimento, uma aposta na transformação social””.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional