Projeto “Consciência Limpa, Recicla Amazônia” reforça a importância da reciclagem e da preservação ambiental com ações em Manaus
Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 28/04/2025A partir da próxima terça-feira (22), a Fundação Rede Amazônica, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, promove uma série de ações educativas em Manaus por meio do projeto “Consciência Limpa, Recicla Amazônia”. A iniciativa tem como objetivo transformar conhecimento em atitude, incentivando práticas sustentáveis e a coleta seletiva entre a população.
“Acreditamos que a educação é a chave para um futuro mais sustentável, e esse projeto tem o papel de despertar a consciência ambiental desde cedo, com atividades que envolvem e impactam positivamente toda a sociedade”, afirma Matheus Aquino, especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica.

Com palestras, plantios, circuito Retorna Machine e campanhas educacionais, o projeto mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças — e reforça que preservar a Amazônia é uma responsabilidade de todos nós.
Criado em 2003, o projeto Consciência Limpa surgiu com o objetivo de promover ações de conscientização ambiental e limpeza dos igarapés de Manaus, envolvendo sociedade civil e poder público. Em 2013, ganhou reforço com o Pelotão Mirim Ambiental, voltado à formação de jovens como agentes de transformação em suas comunidades.
Em 2023, a Fundação Rede Amazônica ampliou o projeto com uma nova estratégia: nasce o Consciência Limpa – Recicla Amazônia, com foco na reciclagem, educação ambiental e geração de renda para comunidades, fortalecendo a economia circular na região.
Novas ações estão previstas para maio e serão divulgadas em breve pela Fundação Rede Amazônica.