Projeto da Fundação Grupo Boticário recebe prêmio do Ministério do Meio Ambiente

Por: GIFE| Notícias| 05/04/2012

O Projeto Oásis São Bento do Sul: Produtor de Água do Rio Vermelho foi premiado durante o durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado em Brasília, em 29 de março. No evento, o Ministério do Meio Ambiente premiou 16 programas de boas práticas ambientais desenvolvidos em áreas urbanas e rurais, que servirão de modelo durante a Rio +20, que acontece em junho deste ano. O Projeto Oásis foi reconhecido no painel de qualidade ambiental urbana e desenvolvimento sustentável.

O Projeto Oásis é uma iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em 2006. Atualmente, está implantado em São Paulo (SP), Apucarana (PR) e São Bento do Sul (SC).

Em São Bento do Sul (SC), o Projeto Oásis é desenvolvido pela prefeitura municipal em parceria com a Fundação Grupo Boticário, e abrange a extensão do Rio Vermelho na Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho/Humboldt, onde os proprietários de terras recebem um incentivo financeiro para conservar os mananciais aquíferos e a floresta nativa. Atualmente, o Projeto Oásis São Bento do Sul conta com 18 propriedades contratadas, que protegem 44,85 ha de vegetação nativa.

De acordo com Marcelo Hubel, diretor de meio ambiente da cidade e responsável pelo Projeto Oásis na região, esta é uma grande vitória da iniciativa. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento a esta parceria com a Fundação Grupo Boticário que vem premiando muitos proprietários e tem protegido o meio ambiente de São Bento do Sul. É a consagração de um projeto de sucesso e que ainda vai crescer muito”, destaca Hubel.

Para a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, o fato de ser apresentado na Rio +20 é uma grande vitória para o projeto. “Esta é uma iniciativa que pode ser aplicada em todo o Brasil e a Rio +20 será uma grande vitrine para que o Projeto Oásis seja mais conhecido e mais aplicado. É a conservação da natureza ganhando cada vez mais espaço”, explica Malu.

Neste ano, o Projeto Oásis São Bento do Sul também conquistou o 19º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, na categoria Gestão Ambiental. A cerimônia de premiação acontecerá em 21 de setembro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional