Projeto Educação Infantil promove atividades e melhorias na rede pública escolar de Cariacica (ES) e Mangaratiba (RJ)

Por: Fundação Vale| Notícias| 29/11/2021

Foto de crianças usando uniforme e máscara brincando no parquinho

Foto de crianças usando uniforme e máscara brincando no parquinho

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância, a Fundação Vale mantém um programa de fortalecimento da educação infantil oferecida pelas redes públicas de ensino. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, os professores do projeto procuram novas estratégias para acompanhar o retorno das crianças a escolas e identificar avanços e desafios enfrentados por elas. O seminário formativo “Documentar para tornar visível as aprendizagens das crianças”, realizado para profissionais do município de Cariacica (ES) em setembro, teve como ponto principal, apresentar uma dessas estratégias: as mini-histórias, desenvolvidas com êxito na rede municipal de Novo Hamburgo (RS) e reunidas em livro. A ideia é que, através de anotações, fotos, filmes e gravações, seja possível acompanhar melhor o desenvolvimento dos alunos.

“A partir do olhar sensível para a nossa prática, que a gente começa a colocar em ação a escrita das mini-histórias. Essa estratégia é uma forma de registrar e tornar visível a aprendizagem da criança. Ela constrói uma memória do que foi vivido no contexto escolar”, contou a coordenadora da Educação Infantil de Novo Hamburgo, Luciane Focesi, durante o seminário. Também participaram do evento as professoras do município Cristieli Cardoso e Viviane Heck.

Os relatos das profissionais inspiraram os educadores de Cariacica, que já começam a dar passos rumo ao registro das mini-histórias. “Essa proposta da mini-história considera a criança como protagonista, sobretudo porque a voz dela tem vez, inclusive na avaliação”, comentou a participante do seminário Waleska Costa Betini. “Estou aqui já cheia de ideias para as mini-histórias”, acrescentou a professora Mariana Volkers, que também participou do evento.

O seminário está disponível aqui.

Escolas de Mangaratiba (RJ) recebem materiais e equipamentos

O projeto Educação Infantil também beneficiou a rede escolar do município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, que começou a receber, em setembro, materiais e equipamentos.

Uma das frentes do projeto, a doação de materiais é realizada a partir de um trabalho de seleção de prioridades em conjunto com as escolas, conforme a necessidade de cada uma. Entre os materiais, estão parquinhos de madeira, brinquedos de pátio, jogos, equipamentos de biossegurança, como pias móveis e exaustores, além de mesas de refeitório, geladeira e máquina de lavar.

O projeto também realiza a formação de aproximadamente 70 profissionais de educação. “O objetivo é ampliar as possibilidades do trabalho educativo e pedagógico voltado a crianças de 0 a 5 anos, ao contribuir para a melhoria da qualidade do processo de desenvolvimento e aprendizagem”, diz Livia Zandonadi, gerente de Território da Fundação Vale. A iniciativa da Fundação Vale na região é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer do município e desenvolvido pela ONG Solidariedade França-Brasil. Até o final do ano, serão entregues cerca de 3 mil itens para as unidades.

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