Projeto estimula consciência ambiental de trabalhadores rurais

Por: GIFE| Notícias| 27/02/2006

O melhor amigo do campo é o agricultor. Essa é a premissa da nova iniciativa do Sindicato Rural de Uberaba, o projeto Amigo do Campo, de conscientização ambiental dos trabalhadores. Lançada na semana passada na cidade do Triângulo Mineiro, a iniciativa pretende fomentar uma cultura de conservação do ambiente desde a preservação dos mananciais até a coleta seletiva de lixo.

Para isso, a participação popular será estimulada por meio de cartilhas e da discussão em sala de aula, seja para crianças e adolescentes, seja em projetos de alfabetização de jovens e adultos. Também serão instaladas lixeiras para a separação do material reciclável nas escolas. O material será recolhido pela prefeitura e a renda será utilizada na compra de material escolar.

A parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria de Educação do município e quatro empresas privadas reuniu os recursos da ordem de R$ 110 mil para a campanha, que atingirá as 13 escolas rurais e 1,2 mil crianças de Uberaba. São cerca de três mil famílias em 13 comunidades.

A iniciativa faz parte do projeto de estruturação da horticultura realizado pelo Sebrae em parceria com o Sindicato Rural de Uberaba. O objetivo é organizar as comunidades e fortalecer associações para garantir a produção e comercialização dos produtos com tecnologias adequadas e respeito ao meio ambiente.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional