Projeto Formare prevê ampliação ainda em 2010

Por: GIFE| Notícias| 20/08/2010

Idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, o Formare é um projeto social de educação profissional para jovens de 16 a 18 anos de famílias de baixa renda. A iniciativa concluiu o primeiro semestre de 2010 com a capacitação de aproximadamente 720 jovens e a inauguração de oito novas escolas nas empresas Delphi, Eaton, Fumagalli, Mesquita, Neumayer-Tekfor, International Paper, Teksid e Thyssenkrupp. Além disso, no período o Formare teve a adesão de duas novas empresas: Schmersal e Terra Viva.

Assim, a expectativa do projeto é ampliar ainda mais a abrangência do Formare, que atualmente está presente em mais de 60 cidades brasileiras. “As empresas, quando decidem investir em educação por meio do Formare em suas unidades, passam a capacitar jovens profissionais com condições para assumir funções em diversas áreas distintas. Os alunos capacitados pelo Formare tornam-se profissionais desejados por diversos ambientes empresariais, contribuindo para o desenvolvimento da região”, avalia a coordenadora geral do Formare, Beth Callia.
Segundo ela, o objetivo é oferecer uma oportunidade de inclusão social para os jovens, e indiretamente contribuímos com a oferta de mão de obra, já que os cursos são desenvolvidos com as características de cada empresa que adere ao projeto e a realidade do mercado de trabalho local. “A grade curricular privilegia a formação humana e técnica do aluno”.
As empresas parceiras mantêm, em suas unidades, espaços dedicados à capacitação dos jovens. Os formandos recebem certificados emitidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Histórico
O Formare foi criado em 1988 dentro das empresas Iochpe-Maxion S.A. em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP) como uma oportunidade de formação profissional a jovens de baixa renda na própria empresa. Hoje é um modelo vitorioso de educação profissional dentro de empresas; transformou-se na primeira franquia social do Brasil e multiplicou-se para diversos ambientes empresariais.
O objetivo do programa é desenvolver as potencialidades de jovens de famílias de baixa renda, moradores das redondezas das empresas, a fim de integrá-los à sociedade como profissionais e cidadãos. Contudo, o projeto não se limita ao curso. Quando formados, os ex-alunos recebem apoio na obtenção do primeiro emprego.
Aproximadamente 8 mil jovens já foram capacitados pelo Formare e cerca de 80% estão empregados. Outro fator de destaque é a capacitação e motivação que envolve os colaboradores da empresa quando aderem ao Projeto como educadores voluntários. Segundo informações da rede de empresas parceiras, foi possível comprovar que o desempenho do voluntário dentro das suas atividades e, principalmente, em seu convívio com outros colaboradores também melhora significativamente.
A Rede Formare (empresas que possuem Escolas Formare) é composta por Escolas de Educação Profissional que oferecem instalações, benefícios e tempo de seus funcionários para atuarem como educadores voluntários dos jovens. Os cursos, com duração de no mínimo 800 horas/aula, são elaborados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e monitorados pela equipe pedagógica do Formare, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local.

A orientação pedagógica baseia-se nas diretrizes do Ministério da Educação, que prevê o desenvolvimento de competências e habilidades obtidas por meio da associação de teoria e prática. Os cursos são certificados pela UTFPR, instituição federal de ensino vinculada ao MEC, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional