Projeto GIFE Memória vai resgatar a história do ISP ao longo das últimas décadas

Por: GIFE| Notícias| 24/04/2017

Em 2016, o GIFE deu início, com apoio da Fundação Iochpe, a um cuidadoso trabalho de resgate da sua história. O projeto GIFE Memória tem como propósito disponibilizar o conhecimento acumulado pela organização desde sua fundação, facilitando o acesso e as discussões em torno do investimento social privado.

Com uma trajetória importante que perpassa a evolução do investimento social no Brasil, o GIFE, ao longo desse percurso, foi construindo um acervo precioso, contemplando iniciativas sociais privadas dos últimos 28 anos.

Ao mesmo tempo em que está voltado a preservar a memória institucional da organização – resgatando informações importantes sobre seu surgimento, trajetória e contexto do país -, o projeto busca estabelecer formas de gerar constante reflexão sobre as implicações dessas questões no cotidiano e no presente da organização.

O objetivo é criar instrumentos que contribuam para o crescimento do investimento social privado no Brasil e amadureçam as políticas de gestão de memória, de pessoas e de conhecimento.

Em 2016, foram realizadas atividades de mapeamento e identificação de documentos físicos e digitais e de levantamento de fontes de pesquisa e informações sobre o GIFE. Foram realizados ainda os primeiros depoimentos que subsidiarão o resgate histórico a ser realizado. Ao todo, estão previstos cerca de 20 depoimentos que serão finalizados em 2017. Serão realizadas também a estruturação da política de avaliação e gestão de documentos históricos, a construção da linha do tempo (1995-2015) e a produção do relatório final, a ser publicado em diversos formatos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional