Projeto incentiva parcerias intersetoriais para o desenvolvimento no Nordeste

Por: GIFE| Notícias| 30/05/2005

MÔNICA HERCULANO
Repórter do redeGIFE

Nesta terça-feira (31/5), a Aliança Interage e o Instituto Ação Empresarial pela Cidadania – Pernambuco lançam, em Recife (PE), o projeto Parcerias ONGs & Empresas – Para o Desenvolvimento Solidário do Nordeste. A iniciativa tem o apoio da Fundação Avina, do Instituto C&A, da Save The Children Reino Unido e da Plan, além da colaboração do GIFE e de organizações locais.

Os objetivos são reconhecer publicamente parcerias intersetoriais, disseminar conhecimento sobre esse tipo de ação e fortalecer iniciativas que visem o desenvolvimento da região por meio da atuação compartilhada entre empresas e organizações da sociedade civil.

Para isso, serão selecionadas instituições com parcerias consolidadas ou iniciantes, até o dia 30 de julho, que participarão de fóruns itinerantes para disseminação de suas práticas e de oficinas de aprendizagem, além de premiação em dinheiro para o desenvolvimento de suas ações e um troféu representativo do projeto. Todas as informações sobre a iniciativa estarão disponíveis a partir desta terça-feira, no site www.parcerias.org.br.

Em entrevista para o redeGIFE, a coordenadora executiva da Interage, Telma Rocha, e a superintendente da Ação Empresarial pela Cidadania – Pernambuco, Susana Leal, falam sobre os objetivos do projeto e a atuação de empresas na região nordeste do país.

redeGIFE – Quando e como surgiu a idéia do projeto?
Telma Rocha – Surgiu inicialmente dentro da Aliança Interage, que tem a temática da articular parcerias intersetoriais em prol do fortalecimento de políticas e ações sociais para o Nordeste. Preocupada com o desenvolvimento social da região, a Aliança buscou identificar oportunidades de alavancar este processo e acredita que as parcerias intersetoriais sejam uma delas. A idéia sempre foi otimizar os recursos, somar para potencializar. Mas para realizar algo dessa envergadura, precisávamos de um parceiro que atuasse mais diretamente com as empresas e que comungasse com o mesmo propósito. Assim, convidamos o Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, organização da sociedade civil que vem fazendo um trabalho muito importante junto aos empresários da região, especialmente de Pernambuco, e com o qual mantemos uma boa relação. Fruto dessa parceria, nasceu o projeto Parcerias ONGs & Empresas – Para o Desenvolvimento Solidário do Nordeste. Vale salientar que ele foi criado a várias mãos, onde os parceiros apoiadores – Fundação Avina, o Instituto C&A, a Save The Children Reino Unido e a Plan – tiveram e têm atuação direta na construção das estratégias. Além disso, contamos com vários colaboradores, entre eles o GIFE, que participou de nosso debate interno sobre o projeto e que tem somado esforço para que ele venha a alcançar os resultados esperados. São exemplos de mobilização de recursos de diversas naturezas que juntos viabilizam um sonho, uma idéia.

redeGIFE – Podemos dizer que o diálogo entre empresas e ONGs no Nordeste ainda é incipiente?
Susana Leal – Sim, infelizmente ainda é. Não é tão simples responder quais são os motivos, mas, em linhas gerais, achamos que existem preconceitos que precisam ser superados de parte a parte. Há conflitos históricos entre o capital e o social, na prática o modelo de desenvolvimento econômico acirrou a concentração de renda e a desigualdade social em nosso país. Há uma dificuldade de linguagem, são organizações com lógicas diferentes. Por outro lado, o fortalecimento da sociedade civil organizada é um processo relativamente novo e que, apesar de intenso, tem muita dificuldade de comunicar claramente o que é, o que faz e como faz. Entendemos que cada um tem a sua identidade, o seu papel, incluindo aqui os governos, mas quando falamos do desenvolvimento sustentável da região, precisamos unir esforços em prol do bem comum. É necessário fomentar uma cultura de complementariedade, co-responsabilidade e comprometimento em torno desse objetivo comum.

redeGIFE – Na prática, de que maneira o projeto promoverá o aumento da interlocução e das parcerias entre empresas e ONGs na região?
Telma – Vamos promover fóruns de discussão sobre parcerias com a participação de representantes de governos, empresas, ONGs e universidades, tendo como base de discussão as experiências selecionadas na categoria “”Parcerias Consolidadas””, ou seja, vamos discutir o tema a partir da prática. Também vamos buscar aprimorar as ações e a própria relação de parceria das nove práticas de “”Parcerias Principiantes””, uma de cada estado do Nordeste, também estimuladas pelas experiências já consolidadas. Na verdade, queremos criar espaços de diálogo, de troca, uma ambiência de aprendizagem favorável ao fortalecimento das parcerias e das suas ações.

redeGIFE – O projeto envolverá apenas empresas e ONGs nordestinas?
Susana – Não, a idéia é estimular organizações que atuam na região Nordeste, independente do porte da empresa ou da ONG. Mas queremos, especialmente, engajar as empresas e organizações sociais locais.

redeGIFE – As empresas de outras regiões ainda são reticentes em investir nestes estados?
Telma – Não, não diria que elas são reticentes. Diria que algumas empresas ainda compreendem que a sua prática social deve ser realizada exclusivamente em comunidades onde se encontra o seu mercado mais expressivo. E o Nordeste ainda não está entre os mais expressivos mercados desse país, pelo menos para as empresas. Entretanto, temos no Nordeste do Brasil um sem número de ONGs estabelecidas e que desenvolvem trabalhos maravilhosos, com competência de transformar a realidade dessa região se tiverem os parceiros certos e comprometidos. O Nordeste é uma região populosa e pobre, mas poderá ser um dos grandes mercados desse país, se houver investimento e desenvolvimento social.

redeGIFE – Quais áreas devem ser tratadas com mais urgência no investimento social no Nordeste?
Susana – São muitas as carências dessa região, porém, educação, trabalho e renda, segurança alimentar e saúde, se priorizados, alavancariam outros índices sociais.

redeGIFE – Isso será levado em conta na seleção das organizações participantes?
Susana – Buscaremos comungar a qualidade da relação entre empresas e ONGs com a relevância da ação efetiva dessa parceria, especialmente as ações, programas ou projetos que contribuam para o cumprimento das Metas do Milênio.

redeGIFE – Além do aumento do número de parcerias, o que é preciso para que o investimento social privado cresça no Nordeste?
Telma – É preciso que haja consciência por parte das empresas brasileiras de que o nosso país só será sustentável, social e economicamente falando, quando houver um desenvolvimento equilibrado para todos e todas, inclusive entre as regiões.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional