Projeto mobiliza jovens em busca de soluções positivas para o país

Por: GIFE| Notícias| 09/06/2014

Durante muito tempo, predominou um cenário de pessimismo, reclamação e desconfiança dos brasileiros em relação à Copa do Mundo da FIFA no Brasil. A frase “Se as coisas estão desse jeito agora, imagina na Copa” era repetida constantemente por muitos brasileiros.

Foi nesse contexto que quatro jovens perceberam uma oportunidade. No lugar de usar a expressão “imagina na Copa” para expressar um sentimento negativo, eles planejaram usá-la para mostrar ações positivas e estimular outras pessoas a agirem também. Assim, em meados de 2012, surgiu o “Imagina na copa” – projeto de mobilização que divulga inciativas de jovens que estão trabalhando em prol da transformação social.

“Tem muita gente fazendo coisas legais para melhorar o país. Então, tivemos um insight. No lugar de reclamar, por que não usar o “imagina na Copa” para divulgar iniciativas positivas? Se o pessoal já está fazendo tanta coisa bacana agora, imagina na Copa!”, explica Mariana Campanatti, cofundadora do projeto.

O projeto tem como objetivo ativar o potencial de transformação das pessoas e organizações. Para isso, três tipos de ações são desenvolvidas: produção de documentários, desenvolvidos a partir de histórias inspiradoras; promoção de oficinas; e missões de ativação, que colocam em pauta assuntos relevantes, mas buscam engajar as pessoas de forma leve e divertida. Para viabilizar essas ações, que são divulgadas no site e nas redes sociais, o Imagina na Copa conta com capitães, voluntários que abraçaram a causa e lideram ações em diversas cidades do Brasil.

“O objetivo dessas ações é aproximar as pessoas que não conhecem, ou conhecem muito pouco, do universo social. Muitos querem desenvolver inciativas na área, mas não sabem como ou por onde começar. Nossa ideia é ajudar os jovens a encontrar seu potencial de transformação”, comenta Mariana

Hoje, o Imagina na Copa conta com 80 capitães, espalhados em 30 cidades do país inteiro. A página do projeto no Facebook, tem mais de 35 mil curtidas. Mais de 500 downloads foram feitos da metodologia de oficinas e até a abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, 75 histórias terão sido contadas.

Os conteúdos sobre o Imagina na Copa estão disponíveis no site e nas redes sociais:

Site

Facebook

Youtube

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional