Projeto Russas

Por: GIFE| Notícias| 06/12/2004

Nome da organização: Fundação BankBoston
Qual a missão da organização? Contribuir para a melhoria da educação de crianças e jovens, garantindo a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento do seu potencial, por meio de ações desenvolvidas em parcerias e com a mobilização para o voluntariado.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Educação
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Crianças e Jovens

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: Projeto Russas
Data do início da parceria (mês e ano): Fevereiro de 2000
A parceria está: Em andamento

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

Como nasceu o projeto

1999: Campanha interna de doação de cestas básicas para o Nordeste (Caráter assistencialista) – 4.500 cestas para 7 cidades do sul do Ceará, mais de 18 mil pessoas beneficiadas. Sucesso da ação, receptividade dos atores locais e situação de Russas levaram ao questionamento: como atuar de forma transformadora?

1999: Articulações com os Parceiros **, incluindo a Agência Fortaleza

** A situação da seca no Nordeste em 1999 fez com que o BankBoston e seus funcionários realizassem uma ampla campanha que resultou na doação de 4.500 cestas básicas, entregues em sete cidades do sul do Ceará. O sucesso da campanha “”Ação Nordeste – um ticket, uma esperança””, comprovou o alto grau de mobilização dos funcionários em todo o país.

Durante a entrega das cestas básicas, as lideranças locais, agradeceram a solidariedade naquele momento difícil e solicitaram uma maior participação dos representantes do Banco e da Fundação na busca de soluções para a questão da pobreza no Ceará. O Governo do Estado e o escritório local do Unicef também demonstraram interesse em ter o BankBoston como parceiro em outras ações.

A Fundação procurou, então, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará, a Secretaria de Ação Social do Governo do Estado e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Russas, que apresentaram os resultados de um trabalho que já vinha sendo realizado desde 98 para retirar as crianças e adolescentes do trabalho em Olarias naquele município de Russas.

A proposta mostrou-se viável. O Projeto foi desenhado e submetido a aliados e parceiros. Descobriu-se que a melhor forma de contribuir e, ao mesmo tempo, valorizar a participação dos funcionários seria assumir a responsabilidade de garantir bolsas-escola para as 300 crianças e adolescentes que trabalhavam nas olarias

2000: Lançamento da campanha de comunicação, conscientização e mobilização interna. Adesão: 600 funcionários

A partir de 2001: Contribuições anuais do BankBoston para o Fundo Municipal.

Média: R$ 140 mil/ano

  • criação de salas de leitura e informática;
  • criação do circo-escola;
  • mini-fábrica de alimentos, com trabalho de mães e agentes comunitários, que atende hoje à rede municipal de educação;
  • atividades profissionalizantes para maiores de 14 anos:serigrafia e gráfica

Voluntariado Agência Fortaleza: planejamento da aplicação dos recursos, acompanhamento e mensuração de resultados

Sistematização e publicação da experiência em 2003

2003/2004: Replicação do modelo: Projeto Ribeirão das Neves, em MG.

  • 650 funcionários contribuindo;
  • 230 crianças no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e 1.000 no trabalho infantil;
  • capacitação de educadores, melhorias de infra-estrutura e incremento das atividades do PETI

Acompanhamento e monitoramento constante: planejamento conjunto das ações, prestação de contas mensais, reuniões com a presença de funcionários da agência, visitas a Russas.

Objetivo: erradicação e prevenção do trabalho infantil na cidade de Russas, a 160 km de Fortaleza, e inclusão social de crianças e jovens na escola

Público-alvo: 300 crianças entre 5 e 16 anos que trabalhavam nas olarias locais

Como:

  • contribuições mensais de 600 funcionários (de R$ 5,00 a R$ 25,00,recursos de imposto de renda) para subsídio de valor equivalente à bolsa-escola;
  • sensibilização do empresariado, comunidade, famílias, crianças e jovens;
  • mobilização da rede escolar local
  • voluntariado dos funcionários

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

Com as bolsas-escola doadas por funcionários do BankBoston, todas as 300 crianças e adolescentes que haviam sido identificadas no trabalho nas olarias puderam ser atendidas e passaram a freqüentar a escola. O trabalho infantil, antes considerado solução, passou a ser encarado como problema pela comunidade de Russas, que está hoje atenta ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.

As crianças e adolescentes foram inseridos na rede escolar e em programas de ações complementares à escola, nos quais receberam orientações sobre seus direitos e deveres, os prejuízos do trabalho infantil e a importância de lutar contra essa situação de exploração. Participam de atividades culturais, esportivas, de lazer e de cidadania.

Resumo Resultados:

  • Russas foi inserido no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
  • Crianças matriculadas na rede de ensino regular (taxa de evasão vem caindo a cada ano);
  • Crianças freqüentando ações complementares;
  • Mudança de cultura no empresariado e famílias;
  • Fortalecimento do Conselho Municipal;
  • Fortalecimento dos mecanismos de fiscalização do trabalho infantil;
  • Conscientização dos funcionários BankBoston sobre a problemática do trabalho infantil;
  • Conhecimento sobre os Fundos Municipais e a possibilidade de destinação de recursos do imposto de renda para projetos de educação;
  • Campanha Imposto Criança que divulga essa possibilidade;
  • Participação de funcionário da Agência Fortaleza no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil;
  • Replicação do projeto em Ribeirão das Neves (MG)

A parceria possui instrumentos de avaliação?

O acompanhamento e monitoramento são internos ao projeto: planejamento conjunto das ações, prestação de contas mensais, reuniões com a presença de funcionários da agência, visitas a Russas.

A fiscalização da exploração do trabalho infantil feita pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho), assim como os dados sobre evasão escolar da Secretaria de Educação e presença nas atividades complementares são os principais dados que embasam a avaliação.

Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

  • Envolvimento dos familiares e mudança de comportamento/cultura em relação ao trabalho infantil: as reuniões mensais na data do recebimento das bolsas possibilitaram o encontro e trabalho educativo dos educadores com os familiares;
  • Envolvimento dos familiares e mudança de comportamento/cultura em relação ao trabalho infantil: as reuniões mensais na data do recebimento das bolsas possibilitaram o encontro e trabalho dos educadores com os familiares;
  • Distância entre Russas (CE)/Fundação BankBoston (SP): barreira vencida pelo forte e estratégico envolvimento do Comitê do Participação Cidadã (programa de voluntariado) da Agência Fortaleza.

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

A principal lição diz respeito à própria opção do trabalho em parceria: o Projeto Russas corrobora a tese de que não se realiza nenhuma mudança sem a cooperação e o trabalho conjunto respeitoso.

A relação entre ONGs, Conselhos, Governo e os diversos atores pode e deve ser estabelecida de forma conseqüente e buscando o respeito aos diferentes padrões culturais, discursos e formas de atuação. Atenção ao foco e objetivo do projeto, gerenciando essa relação para que os parceiros mantenham-se alinhados na mesma direção.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

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