Projeto “Trilhos da Alfabetização” (MA) é lançado em cerimônia virtual

Por: Fundação Vale| Notícias| 02/08/2021

Uma cerimônia virtual, realizada no dia 25 de maio, marcou o lançamento do projeto Trilhos da Alfabetização, com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino, do vice-presidente executivo de Relações Institucionais e de Comunicação da Vale, Luiz Eduardo Osorio, entre outras autoridades e convidados.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Governo do Maranhão, a Fundação Getúlio Vargas e as prefeituras dos 24 municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC), a iniciativa busca garantir o direito à educação de qualidade a cerca de 70 mil crianças maranhenses, fortalecendo o processo de alfabetização. O evento, que foi acompanhado por mais de 6 mil pessoas pelo Youtube, contou com apresentações culturais do Maranhão e com palestra do professor Chico Soares, que abordou o tema “Avaliação da Alfabetização no Brasil e Maranhão”, com a mediação da professora Andrea Ramal.

A iniciativa é voltada para estudantes do 1º, 2º e 3º anos da rede pública de ensino. Entre as ações, está um programa de formação continuada para mais de 3 mil profissionais, entre professores, gestores e técnicos de mais de 1.000 escolas. O foco está na construção de habilidades essenciais para que crianças, mestres e integrantes das comunidades potencializem o aprendizado e contribuam para a sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental dos territórios onde vivem.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, reforçou a importância da parceria público-privada para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e melhoria dos índices de alfabetismo na região: “O cenário de pandemia tem sido desafiador para todos os setores e, também, para a educação. Educar pressupõe conviver. Este projeto deve ser visto com esta dimensão também, como sinal de esperança. Nós acreditamos na dimensão transformadora da educação. O nosso governo se integra a este conjunto de ações com o vigor habitual para priorizar qualidade de ensino e de vida aos maranhenses”.

O vice-presidente executivo de Relações Institucionais e de Comunicação da Vale, Luiz Eduardo Osorio, destacou o compromisso da Vale e da Fundação Vale com o avanço da educação no estado. “A Vale existe para melhorar a vida e transformar o futuro.  Esta iniciativa integra esse conjunto de investimentos que muito nos enche de orgulho. É uma forma de contribuir para o Pacto pela Aprendizagem, firmado pelo estado do Maranhão, e reforçar nosso compromisso com a sociedade maranhense”.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional