Projetos da Fundação Volkswagen tornam-se políticas públicas em SP

Por: GIFE| Notícias| 26/06/2006

A Fundação Volkswagen assinou com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) convênio para desenvolvimento dos projetos Estudar pra valer, Entre na Roda e Encantar na Escola. O documento, também apoiado pelo Banco Volkswagen, além de mostrar como a iniciativa privada pode contribuir para a melhoria do sistema de ensino, beneficiará profissionais e alunos da rede municipal de educação da cidade.

Os projetos selecionados pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo têm três eixos centrais: a formação do educador, o incentivo à leitura e o desenvolvimento de práticas culturais dentro e fora dos muros escolares.

“”Temos certeza que, a partir de hoje, vamos avançar ainda mais na melhoria da qualidade de ensino porque estamos firmando parceria com uma instituição séria e comprometida com a educação neste país””, afirmou Admir Ferro – secretário especial de coordenação de Ações Voltadas à Comunidade, representando o prefeito William Dib, no ato da assinatura do convênio.

O Estudar pra valer!, por exemplo, beneficia a professores, técnicos educacionais e alunos do ensino fundamental com o propósito de melhorar o aprendizado da língua portuguesa na escola pública. Ao atender 190 profissionais e mais de 5.500 alunos das séries iniciais do ensino fundamental, o projeto une esses diferentes atores na redefinição das práticas de aprendizado, tornando-o mais prazeroso e efetivo.

Não por acaso, o programa Entre na Roda promove e incentiva a cultura de valorização da leitura na escola e na comunidade. A iniciativa, entretanto, não é elaborada apenas na escola, mas dentro de uma rede de atuação que envolve o ensino infantil, creches, bibliotecas e o entorno estudantil.

Nesse contexto, o envolvimento da comunidade educativa na escola tornou-se um dos pontos fortes para a criação do Encantar na escola (apoiado pelo Banco Volkswagen). Ao ampliar o universo cultural de crianças, a iniciativa cria espaços de formação musical de excelência, assegurando o exercício da cidadania plena e participativa. Com a supervisão técnica pedagógica feita pelo Instituto Baccarelli, os participantes (cerca de 500) ensaiam nas próprias escolas onde estudam, no turno oposto ao das aulas.

A Fundação comemora, pois a Prefeitura e a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo multiplicará o projeto para 100% da rede municipal. “”O convênio mostra que é possível entidades particulares e órgãos públicos unirem forças para a melhoria da educação””, acredita Simone Nagai, diretora de administração da Fundação Volkswagen.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional