Projetos de associados GIFE servem de base para o Escola de Fábrica

Por: GIFE| Notícias| 10/01/2005

Em outubro, o Ministério da Educação (MEC) promoveu um grande evento em Brasília (DF), com a presença de empresários, sindicalistas e agentes de educação da rede pública e privada de todo o país, para lançar o programa Escola de Fábrica. O objetivo é apoiar a formação profissional de jovens de baixa renda dentro de empresas de médio e grande porte. Para isso, utilizou como referência iniciativas bem-sucedidas de organizações da sociedade civil, como as fundações Iochpe e Projeto Pescar – associadas ao GIFE.

Em 2005, devem ser investidos entre R$ 18 milhões e R$ 25 milhões na iniciativa. A meta é ter 500 escolas em fábricas, empresas e unidades produtivas com mais de 300 funcionários de todo o país, formando pelo menos 10 mil alunos por ano. Serão atendidos jovens de 15 a 17 anos, de famílias com renda per capita de até um terço do salário mínimo, moradores do entorno das empresas e que estejam regularmente matriculados em cursos de ensino fundamental ou médio da rede pública.

Eles receberão bolsa-auxílio, alimentação, transporte, assistência médica e psicológica, seguro de vida, uniforme e material escolar. Além disso, os empresários terão como meta que todos os alunos saiam empregados, na própria empresa ou em alguma subsidiária.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional