Projetos do Instituto Unibanco geram ganhos de até 50% no aprendizado

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2010

O projeto Jovem de Futuro entrou, em 2010, em seu terceiro ano de atividades nas escolas públicas de Porto Alegre e Belo Horizonte. Nessas praças desde o primeiro ano de implantação do projeto, a evolução no aprendizado dos alunos beneficiados vem sendo acompanhada por meio de avaliações de impacto, coordenadas pelo pesquisador e economista Ricardo Paes de Barros.

Os resultados de 2009, que acabam de ser mensurados, demonstraram que houve uma evolução significativa do desempenho dos alunos no segundo ano de implantação. A avaliação de impacto do projeto mostrou que em dois anos os alunos das escolas beneficiadas (grupo de intervenção) tiveram ganho na aprendizagem 50% maior do que os alunos das escolas não assistidas, que formam o grupo de controle e servem de parâmetro para comparação dos resultados.
Em Belo Horizonte, 20 escolas participam do Jovem de Futuro; em Porto Alegre são 22. A iniciativa, que começou a ser desenvolvida em escolas de São Paulo e chegou ao Rio de Janeiro este ano, atendeu em 2009 120 mil alunos.
O custo do Jovem de Futuro gira em torno de 10% do que é normalmente investido pelos sistemas de ensino, tornando a relação custo-benefício desse investimento extremamente satisfatória. Com um incremento de apenas 10% do gasto das escolas, obtém-se um desempenho 50% maior.
A avaliação do projeto Entre Jovens, realizada nas praças do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde existem grupos de controle para comparar o desempenho dos alunos favorecidos pela iniciativa, demonstrou que os participantes do projeto apresentaram ganho na aprendizagem significativamente maior (em média 5 pontos da escala SAEB) nos conhecimentos de português e matemática, comparando-se com o desempenho dos estudantes das escolas não assistidas, que formam o grupo de controle.
Observou-se também que em todas as praças onde o projeto ocorreu (RJ, Vitória, Juiz de Fora, BSB e Campinas) aproximadamente 60% dos alunos tiveram ganhos de proficiência em apenas seis meses (3 no primeiro semestre e 3 no segundo) de tutoria.
Sobre o Jovem de Futuro: As escolas apresentam um plano estratégico de melhoria de seus resultados e têm autonomia para dispor dos recursos postos à sua disposição – R$ 100 por aluno ao ano. Em contrapartida, assumem o compromisso de reduzir em 40% a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos.
Entre os itens que podem ser financiados estão capacitação de professores, apoio a projetos pedagógicos e premiações; incentivos a alunos, como monitoria, atividades culturais, premiações por desempenho escolar; e melhoria da infraestrutura, como pequenas reformas, aquisição de equipamentos e material didático. Também é fornecido apoio técnico para elaboração e gestão do plano estratégico e para o monitoramento e avaliação dos resultados.
Sobre o Entre Jovens: Oferece atendimento educacional complementar a alunos da 1ª série do ensino médio regulamentar das escolas públicas, com dificuldades em português e matemática advindas do ensino fundamental. A ação educacional se desenvolve por meio de um sistema de tutoria com universitários licenciandos nessas disciplinas. Eles desenvolvem as competências que não foram alcançadas no Ensino Fundamental e que são pré-requisitos para o seu bom desempenho no ensino médio.
As informações são do Instituto Unibanco.

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