Prorrogado edital de apoio ao empreendedor do Fundo Zona Leste Sustentável

Por: GIFE| Notícias| 04/11/2011

As inscrições para o novo edital do Fundo Zona Leste Sustentável foram prorrogadas para até 18 de novembro, sexta-feira. Este concurso visa selecionar micro e pequenos empreendimentos da Zona Leste da capital paulista que receberão aporte financeiro no valor de até R$ 25 mil. Os selecionados também terão formação técnica e administrativa. Podem se habilitar: cooperativas, microempresas e negócios individuais e associativos, cada uma com apenas um projeto. Os empreendimentos devem operar há pelo menos um ano em Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera ou São Miguel. As propostas deverão ser preenchidas no site do Fundo — www.zlsustenta.org.br.

Além de submeter projeto, o candidato precisará se matricular no curso Empreendedor em pequenos negócios, oferecido gratuitamente pelo Senac Itaquera. As inscrições devem ser feitas no próprio Senac até 18 de novembro. Todos os inscritos poderão frequentar as aulas de capacitação, as quais objetivam auxiliar na elaboração de plano de negócios e apresentar conceitos de marketing, desenvolvimento local e gestão financeira. Para os selecionados no edital, a frequência a 75% do curso será obrigatória.

“O principal objetivo do Fundo é beneficiar empreendedores com dificuldade de obter recursos no mercado tradicional”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Zona Leste Sustentável. A iniciativa é de instituições que visam promover o desenvolvimento local sustentável na região. Entre elas estão: Fundação Tide Setubal, Instituto Votorantim, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP), Subprefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cruzeiro do Sul, USP Leste e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Pré-requisitos
O Fundo financiará somente empreendimentos ligados à sustentabilidade ambiental e de bens e serviços das áreas de alimentação; confecção, vestuário e acessórios de moda; informática; design (visual, moda, industrial, decorativo); comunicação e marketing. Também estão aptos a concorrer os fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços de apoio a esses segmentos.

Os candidatos ao Edital precisam oferecer contrapartidas. É obrigatório contarem com recursos de, no mínimo, 30% do valor total solicitado, o que inclui, por exemplo, despesas com manutenção de instalações, água, energia e aluguel. Já a contrapartida não econômica pode ocorrer pela contratação de mão de obra e de locais, além do compromisso de formalização dos empreendimentos informais em até 6 meses após o resultado do edital (16/12).

Os selecionados assumirão o compromisso de se tornar apoiadores do Fundo, por meio de um mecanismo de retribuição solidária. O valor desse apoio variará de 20% a 80% do total do repasse, de acordo com o tipo de empreendimento (cooperativa, negócio individual etc.) e do vínculo do projeto com a sustentabilidade ambiental. Essa contribuição terá inicio seis meses após o encerramento do contrato com o Fundo e seu prazo irá variar de 24 a 60 meses, dependendo do valor aportado. O objetivo deste mecanismo é formar uma rede solidária de apoiadores do Zona Leste Sustentável, para que cada vez mais empreendedores locais possam ser beneficiados nos próximos editais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional