Proteção ambiental deve integrar os ODM

Por: GIFE| Notícias| 03/04/2006

A oitava edição da Conferência das Partes (COP 8), o órgão internacional decisório sobre diversidade biológica , foi encerrada na cidade de Curitiba com um alerta. Para os 188 observadores de países participantes da Convenção sobre Diversidade Biológica, se o mundo não cumprir seus acordos e reduzir a perda de biodiversidade até 2010, não atingirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O debate promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) visava lembrar às nações signatárias da Convenção a importância da integração entre os dois compromissos. Para isso, usou o exemplo de seis países que já integram, às suas políticas de promoção aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, as ações de proteção à biodiversidade: Brasil, África do Sul, Filipinas, Maldivas, Malásia e Tanzânia.

Pelo Brasil, quem falou foi o diretor de programa da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Kageyama. Segundo ele, proteger a biodiversidade também é uma forma de combater a pobreza e a desigualdade social. “”Estimular o desenvolvimento sustentável conserva a natureza e ao mesmo tempo gera renda nas comunidades tradicionais””, afirmou o diretor à imprensa.

Saiba mais sobre as discussões sobre o COP 8www.cdb.gov.br/COP8

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional