Publicação apresenta história do projeto Camp Mangueira

Por: GIFE| Notícias| 29/11/2004

Lançado recentemente no Rio de Janeiro, o livro Camp Mangueira – Uma Escola de Cidadania (Mauad Editora) comemora os 15 anos do projeto Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira (Camp Mangueira), desenvolvido pelo Instituto Xerox.

O Camp Mangueira prepara adolescentes de 14 a 18 anos, vindos de famílias de baixa renda, para o mercado de trabalho. Eles passam por uma fase de treinamento, que envolve aulas de redação, telemarketing, técnicas comerciais, orientação sexual, iniciação ao trabalho, esportes e artes, entre outras. Em seguida, são encaminhados como estagiários para empresas conveniadas.A idéia da publicação foi do presidente do Instituto e conselheiro do GIFE, José Pinto Monteiro, que convidou a jornalista Lurdinha Castro para organizar o trabalho. Primeiramente ela teve acesso a um estudo feito com jovens que passaram pelo Camp Mangueira, funcionários e ex-alunos. Ela também visitou o projeto e chamou profissionais de diferentes áreas para analisarem a iniciativa.

Uma delas foi Maria Cecília Prates, consultora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), que fez uma abordagem do ponto de vista empresarial, reforçando o significado do apoio da iniciativa privada em projetos sociais. Outro convidado foi o psicólogo e especialista em adolescência Marcelo de Abreu Maciel, que escreveu sobre a importância de um projeto social para os adolescentes de baixa renda e com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

A psicossocióloga e mestre em ecologia de comunidade Mariana de Castro Moreira escreveu sobre a importância da integração dos jovens com a comunidade. Já a consultora em gestão social, comunicação e marketing social Cristina Sales desenvolveu um estudo sobre a importância da emancipação dessa comunidade.

Informações sobre como adquirir a publicação podem ser obtidas pelo telefone (21) 2533-7422.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional