Publicação apresenta tecnologia social do programa Educação pelo Esporte

Por: GIFE| Notícias| 04/10/2004

O Instituto Ayrton Senna acaba de lançar em livro toda a sistematização do seu programa de educação para o desenvolvimento humano pelo esporte. Trata-se do Educação pelo Esporte, publicação produzida em parceria com a Editora Saraiva e que faz parte do trabalho de disseminação de tecnologias sociais do Instituto, reconhecido pela Unesco como centro de reflexão, pesquisa e produção de conhecimento em educação.

Dividida em cinco capítulos, a obra apresenta o histórico do programa, os preceitos que orientam o trabalho e suas ações, as estratégias e os princípios pedagógicos, os modelos de gerenciamento e estruturação das atividades dos projetos parceiros e a tecnologia de avaliação.

O programa trabalha com o esporte como motivador da ação educativa, contando com a parceria da empresa automobilística alemã Audi AG e de universidades, que cedem espaço para receber pessoas das comunidades de seu entorno. Professores da área de educação física coordenam o trabalho, apoiados por uma equipe de subcoordenadores e estudantes universitários.

Além do esporte, atividades integradas envolvem arte, saúde e apoio à escolarização. Com isso busca-se estimular a convivência em grupo, as trocas de opinião e experiências, o autoconhecimento, a solidariedade e a cooperação. Os participantes também recebem acompanhamento pedagógico, odontológico, médico, nutricional e psicológico.

Com o livro, o Instituto Ayrton Senna pretende estimular e trazer ferramentas para que outras pessoas, grupos e organizações governamentais possam implementar programas educativos baseados no esporte. Os interessados podem adquirir a publicação em qualquer livraria Saraiva ou pelo site www.livrariasaraiva.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional