Publicação destaca experiências da sociedade civil na busca por um desenvolvimento justo e sustentável

Por: GIFE| Notícias| 20/04/2015

O Observatório da Sociedade Civil, projeto realizado pela Abong, acaba de lançar a publicação “Caminhos para um Desenvolvimento Justo – A sociedade civil na linha de frente da luta socioambiental”, escrito pela jornalista Bianca Pyl.

O livro destaca que as crises ambientais têm se tornado cada vez mais comuns na sociedade devido à uma causa comum: o modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade atual. Sustentado pela exploração predatória dos recursos naturais e pelo incentivo ao consumismo desenfreado, este modelo torna real a possibilidade de um colapso ambiental.

Nesse contexto, as organizações e movimentos sociais lançam uma questão: será que não há outro modo de organizar a economia e a sociedade que leve a uma relação mais sustentável com a natureza sem produzir injustiças sociais? O desafio, além da busca por alternativas, é mudar o próprio conceito de desenvolvimento da sociedade.

São as organizações da sociedade civil, ao lado de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras populações diretamente atingidas, as principais protagonistas dessa discussão, promovendo debates, produzindo conhecimento e trabalhando ao lado de movimentos sociais para cobrar o poder público.

Diante deste cenário, a publicação procurou reunir ideias, propostas e práticas inovadoras que estão sendo desenvolvidas por organizações da sociedade civil brasileira e apontam caminhos para a construção de um modelo de desenvolvimento socialmente justo e que permita uma convivência harmônica com o meio ambiente.

O livro conta com quatro capítulos, cada um enfocando a atuação de organizações em um território fundamental do Brasil: Amazônia – É preciso ouvir as comunidades tradicionais; Semiárido – Saber local: massificar as pequenas intervenções traz soluções efetivas; Cerrado – Garantir a água e frear o agronegócio predatório; Grandes cidades – Público ou privado: a quem pertence o espaço urbano?

Os capítulos procuram mostrar os problemas enfrentados em cada contexto geográfico e as ações desenvolvidas para enfrentá-los. Indicam também como todas estas situações estão interligadas mais diretamente do que se imagina, tanto no que diz respeito aos desafios quanto às soluções.

O material pode ser acessado no Sinapse

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional