Publicação discute sobre estratégias de avaliação no investimento social privado

Por: GIFE| Notícias| 27/07/2015

O livro “Avaliação do investimento social privado: estratégia organizacional” acaba de ser lançado, trazendo as reflexões que permearam o “Seminário Internacional de Avaliação do Investimento Social Privado”, realizado em 2014 no Rio de Janeiro.

O encontro teve como proposta fomentar a cultura avaliativa em fundações e institutos, debatendo o papel da avaliação como instrumento da gestão das organizações e como esta pode fortalecer as entidades e seus projetos, possibilitando maior efetividade para os públicos-alvo. O seminário – que já está na sua terceira edição – é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Itaú Social, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Move, e apoio da Fundação Santillana, GIFE e COMEA.

Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional e de pesquisa e avaliação da Fundação Roberto Marinho, destaca que há uma demanda crescente por parte dos institutos e fundações por compreender e conhecer mais a respeito de metodologias e formas de incorporar a avaliação no planejamento estratégico de suas organizações, assim como na contratação de profissionais para realizar processos avaliativos de suas iniciativas.

Ao mesmo tempo vivemos ainda um processo de consolidação de conceitos e terminologias do que sejam processos de monitoramento, avaliação de resultados, de impacto etc. Precisamos avançar nesse território, trocarmos mais experiências e conhecer como outros fazem aqui no Brasil e em outros países”, ressalta Mônica Pinto, destacando que a publicação vem, justamente, compartilhar aprendizados no tema.

A publicação reúne textos de especialistas internacionais e experiências nacionais de avaliação. Entre os convidados internacionais estão Tessie Catsambas, presidente da EnCompass LLC, de Washington (EUA), que é mestre em políticas públicas pela Harvard University e tem 25 anos de experiência em planejamento, avaliação e gerenciamento de projetos internacionais, e Patricia Rogers, diretora de projetos da plataforma Better Evaluation de divulgação de práticas de avaliação.

Além dos artigos das duas especialistas, o livro traz textos produzidos pelo GIFE sobre a importância da avaliação e das perspectivas de ações em conjunto com seus associados, e da Move, a respeito das relações entre avaliação e estratégia organizacional, advogando pelo uso das avaliações como dispositivos capazes de produzir juízo de valor, crítica e posicionamento. Há ainda relatos de práticas avaliativas das fundações Itaú Social e Roberto Marinho, bem como do Instituto Abraço do Tigre.

De acordo com Mônica Pinto, um novo seminário está programado para o dia 28 de outubro, em São Paulo, e trará outras discussões que conversam diretamente com as demandas dos investidores sociais.

A publicação já está disponível no Sinapse do GIFE (clique aqui). É possível conferir também as publicações dos dois seminários anteriores: “Avaliação para o investimento social privado: metodologias” e “A relevância da avaliação para o investimento social privado

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional