Publicação esclarece dúvidas sobre o universo das Organizações da Sociedade Civil

Por: GIFE| Notícias| 29/02/2016

O Observatório da Sociedade Civil acaba de lançar um novo material voltado aos profissionais da área de comunicação, trazendo dados e informações que ajudam a explicar – de forma organizada e objetiva – diversos conceitos do complexo universo das OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

A publicação “Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre ONGs” busca responder questionamentos como: O que é uma OSC? Qual sua função? Como ela surge? Quem financia suas ações?, visando quebrar mitos e desfazer mal-entendidos que possam existir.

O material explica, por exemplo, que ONGs e OSCs não existem como pessoas jurídicas. Para o Código Civil, existem apenas dois tipo de pessoas jurídicas que correspondem aos critérios da FASFIL: as fundações e as associações.

A publicação traz ainda informações sobre locais em que os jornalistas podem encontrar ONGs que sirvam como fontes para suas matérias, como o Cadastro Nacional de Entidades Sociais (CNES), o Mapa das Organizações da Sociedade Civil e o Banco de Fontes da Abong.

Segundo o Observatório, essa nova iniciativa pretende qualificar a abordagem da imprensa sobre o terceiro setor, ajudando a construir um ambiente cada vez mais favorável à atuação das OSCs e, com isso, dar mais visibilidade ao trabalho das entidades, ampliar a transparência e melhorar o debate social a respeito do tema.

O material teve apoio do Instituto C&A e, os interessados, podem acessar gratuitamente no Sinapse do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional