Publicação orienta governos, empresas e instituições para a sustentabilidade

Por: | Notícias| 25/05/2009

Após um ano de pesquisa e patrocinado pelo Sesi, Shell, Itaipu e patrocínio cultural da Syngenta (Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura) será lançado o “”Compêndio para a Sustentabilidade – Indicadores de Sustentabilidade de Nações””, no próximo dia 2 de junho, no auditório da FGV.

O lançamento conta com a presença de grandes referências do assunto no Brasil, como José Eli da Veiga (USP), Ladislau Dawbor(PUC-SP), Mario Monzoni (FGV), Lala Deheinzelin e Rosa Alegria (PUC-NEF – Núcleo de Estudo do Futuro) e Maurício Broinizi (Movimento Nossa São Paulo).

O Compêndio reúne práticas de indicadores de sustentabilidade mapeadas em diversos países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Suíça, França, Holanda, Butão e Brasil, que devem servir para que a própria sociedade civil, governos, empresas e instituições avaliem suas condições econômicas e socioambientais e se inspirem neles para construir seus indicadores locais. O objetivo é que as ações públicas e privadas tenham como foco principal a sustentabilidade do planeta e o bem-estar do ser humano.

São 25 indicadores econômicos alternativos e complementares às métricas do PIB, que incorporam novas medidas de sustentabilidade econômicas, ambientais, sociais, éticas e culturais, além da inclusão de parâmetros de avaliação da felicidade/qualidade de vida. Só assim se pode construir uma base para decisões políticas e a criação de estratégias que permitam enfrentar o atual estado de escassez e insustentabilidade do planeta.

Compêndio na Internet
O Compêndio foi concebido para estar em processo constante de atualização, com download gratuito em português e inglês, no site www.compendiosustentabilidade.com.br.

Serviço
Título: Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade de Nações
Editora: AntaKarana Cultura, Arte e Ciência, 112 páginas.
Lançamento na Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo.Endereço: Av. Nove de Julho, 2029 – 1º andar (entrada também pela R. Itapeva, 432 – próx. Metrô Trianon-Masp).
Horário: das 8h às 12h.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional