Publicação registra intercâmbio de organizações de São Paulo e do Maranhão

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2004

No último dia 25 de outubro, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) lançou a publicação Intercâmbio de Experiências em Educação – A Troca como Fonte de Aprendizado, resultado do registro da metodologia e das aprendizagens geradas no intercâmbio de 16 organizações que desenvolvem projetos sociocomunitários de educação, em São Paulo e em São Luís (MA).

Bilíngüe (em português e inglês), o livro relata a história de cada uma dessas instituições, seus projetos e as soluções e propostas geradas em sua experiência cotidiana, além de dicas para quem desenvolve ações na mesma área e artigos técnicos produzidos por especialistas convidados.

Coordenada pelo Cenpec, a proposta de troca de experiências teve início no segundo semestre de 2001, com o propósito de estabelecer parâmetros sobre uma ação que sustentasse e validasse a promoção de novas iniciativas de mesma natureza. A metodologia do intercâmbio seguiu quatro linhas: a formação, a articulação e complementaridade, a ampliação do repertório cultural e social e a visibilidade e reconhecimento das organizações participantes.

A primeira etapa foi finalizada com um seminário no Maranhão e a segunda fase em São Paulo, um ano depois (2002). As organizações debateram fortalecimento comunitário, protagonismo juvenil, arte como mediação para a cidadania, gestão político-institucional, redes de articulação, sustentabilidade e gestão de projetos sociais comunitários.

Estes temas também são tratados em textos disponíveis na publicação, que teve o apoio das fundações Orsa e Vale do Rio Doce – associadas GIFE -, entre outras organizações. Os interessados podem solicitar um exemplar pelo e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional